Politica

Oposição pressiona por instalação de CPMI para investigar a Petrobras

postado em 29/04/2014 20:45
Líderes dos partidos de oposição disseram que vão aguardar até amanhã (30) uma decisão do presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras. Calheiros ficou de tentar marcar uma reunião com líderes de todos os partidos para decidir sobre a questão. Os líderes da oposição na Câmara se reuniram com o presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para pressionar pela instalação da CPMI.

O presidente da Câmara disse que conversará com o senador Renan Calheiros para buscar um acordo sobre a instalação da comissão. ;Estou examinando com o senador Renan uma solução que concilie os interesses da Câmara e do Senado;, disse. Após a reunião com líderes da oposição, Alves informou que pretende conversar ainda hoje com Calheiros sobre a CPMI.

De acordo com o líder do PSDB, deputado Antônio Imbassahy (BA), os partidos de oposição devem aguarda até amanhã uma posição final do senador Renan sobre a criação da CPMI da Petrobras. Também o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), disse que a oposição deverá aguardar uma decisão sobre a instalação da CPMI até amanha. ;Vamos aguardar uma decisão nesta quarta-feira. Se ela não sair, a oposição adotará todos as medidas legislativas e judiciais cabíveis para garantir seu direito constitucional de instalar a CPI Mista;.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, proposta pela oposição, é para investigar exclusivamente as denúncias e suspeitas de corrupção, má gestão e superfaturamento em negócios da Petrobras. ;Trata-se de uma investigação que precisa mobilizar todo o Congresso e, em nossa visão, o melhor caminho é a CPI Mista;, afirmou o líder do PPS, que não vê problemas que também se instale outra comissão só no Senado, como já determinou o STF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação