Politica

Berzoini: "Volta Lula" não tem sentido prático porque Dilma é a candidata

"A presidenta Dilma tem o direito da reeleição e certamente vai exercer esse direito com o apoio do PT e de vários outros partidos%u201D, disse o ministro da Secretaria de Relações Institucionais

postado em 30/04/2014 12:37
O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, disse nesta quarta-feira (30/4) que o movimento ;Volta Lula;, liderado pelo PR, sugerindo a indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato às eleições de outubro, é ;real, porém minoritário;. Para Berzoini, a ideia não tem ;sentido prático;, uma vez que a presidenta Dilma Rousseff será candidata à reeleição.

[SAIBAMAIS];O sentimento do ;Volta Lula; tem uma base real, porém minoritária, no mundo político, porque as pessoas sabem, muito além de qualquer manifestação de apreço pelo Lula e pela presidenta Dilma, que esta é uma discussão de estratégia política. A presidenta Dilma tem o direito da reeleição e certamente vai exercer esse direito com o apoio do PT e de vários outros partidos;, disse o ministro em café da manhã com jornalistas.

;Não é razoável que agora entremos nesse debate, porque ele não tem muito senso prático, com todo o respeito àquelas pessoas que defendem o ;Volta Lula; ;, acrescentou.

Mais cedo, em entrevista a rádios da Bahia, onde cumpre agenda, Dilma disse que considera ;normal; o manifesto do PR pedindo a volta de Lula, mas que será candidata tendo ou não o apoio da base aliada.



Segundo Berzoini, a coalizão para apoiar a candidatura de Dilma à reeleição está sendo consolidada. ;Temos um diálogo com todos os partidos que, no nosso entendimento, caminha para uma ampla coalizão. Já temos partidos que anunciaram apoio, outros que estão em vias de anunciar e outros que têm um processo decisório um pouco mais lento, masque também estão dialogando conosco no sentido de anunciar", ponderou.

O governo também aposta nos programas sociais e nas medidas econômicas adotadas durante a crise mundial ; sem corte de renda ou empregos ; para dar sustentabilidade ao projeto de reeleição de Dilma, segundo Berzoini.

;Os resultados da presidenta Dilma, assim como os resultados do presidente Lula, são positivos para a sociedade, a quantidade de programas sociais, de investimentos, como o Minha Casa, Minha Vida e o Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego], que são programas relevantes e quem têm importância efetiva da vida das pessoas. Acreditamos que no momento em que a população estiver diante da opção real, vai levar em conta todas essas questões;, avaliou.

Berzoini criticou o pré-candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, por, segundo ele, fazer críticas sem apresentar propostas, e por formar alianças com nomes a quem sempre fez oposição, como os ex-senadores Jorge Bornhausen (DEM) e Heráclito Fortes (ex-DEM e atual PSB).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação