Politica

Renan Calheiros vai pedir indicação de membros para CPMI da Petrobras

Presidente do Senado também esclareceu que para "manter a coerência" vai entrar com recurso junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para ampliar o escopo de investigações da CPI da Petrobras

postado em 30/04/2014 15:23
Renan Calheiros: %u201CQuando os líderes não indicam o regimento, diz que cabe ao presidente (do Congresso) fazer as indicações e eu vou fazer isso porque acatei o princípio constitucional contido na liminar%u201D
Em meio a notícias de que teria cedido a pressões e decidido instalar a uma comissão mista para investigar a Petrobras, como quer a oposição, o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL) disse nesta quarta-feira (30/4) que não cabe a ele essa decisão. ;Não cabe ao presidente (do Congresso) decidir quem vai investigar; explicou Renan aos jornalistas, no início desta tarde.

A confusão se instalou depois que Renan anunciou ontem (29/4) que vai reunir os líderes das duas Casas na próxima terça-feira (6/5) e pedir que, a exemplo do que foi feito no Senado, que eles indiquem membros para compor a comissão mista.



[SAIBAMAIS]Enquanto o cenário em torno da Comissão continua indefinido, o líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes (SP) diz que o partido vai desistir das indicações de nomes para a CPI só do Senado e indicar membros apenas para a comissão mista. ;Desisti em razão da decisão do presidente Renan de pedir a indicação da CPI mista, nossa prioridade é a indicação da CPI mista porque ela tem mais força política;.Já os governistas insistem em uma comissão só do Senado e não pretendem indicar nomes para um colegiado misto. ;Quem quer fazer CPI mista não quer apurar nada, quer montar um palco para uma disputa eleitoral exatamente como nós vimos na CPI do Cachoeira;, disse o líder do PT, senador Humberto Costa (PE).

Mista ou não uma Comissão Parlamentar de Inquérito só pode ser instalada caso os líderes indiquem nomes. ;Quando os líderes não indicam o regimento diz que cabe ao presidente (do Congresso) fazer as indicações e eu vou fazer isso porque acatei o princípio constitucional contido na liminar;, garantiu Renan.

O presidente do Senado também esclareceu que para ;manter a coerência; vai entrar com recurso junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar derrubar a liminar da ministra Rosa Weber e ampliar o escopo de investigações da CPI da Petrobras com apurações sobre irregularidades no metrô de São Paulo e no Porto de Suape, em Pernambuco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação