Politica

Responsáveis pela Câmara não comentam compra de apoio de manifestantes

PSol cobra investigação rigorosa na Casa

postado em 03/05/2014 08:00
Manifestantes na galeria da Câmara aplaudem os parlamentares que votaram projeto que aumenta a jornada de trabalho dos caminhoneiros

Numa sexta-feira útil, dia de trabalho para a maioria dos brasileiros, as principais autoridades da Câmara dos Deputados, responsáveis por responder pela instituição, silenciaram. Ontem, durante todo o dia, o Correio tentou contato com o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e com o corregedor, Átila Lins (PSD-AM), para ouvi-los sobre o pagamento, em dinheiro vivo, a uma claque formada para aplaudir deputados favoráveis à nova lei dos caminhoneiros. A cena foi flagrada pela reportagem, na noite da última terça-feira, nas dependências da Casa, logo após a votação da proposta. A responsabilidade pela distribuição de notas de R$ 20 e de R$ 50 foi assumida justamente por mais uma autoridade que poderia ser acionada pelo cidadão a agir sobre o caso: o ouvidor da Casa, deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP).

Não houve retorno. Henrique Alves passou o dia em Mossoró, Rio Grande do Norte, estado em que deve disputar o governo nas próximas eleições. Lins, segundo assessoria de imprensa, estava no interior do Amazonas, onde tentará se reeleger deputado. Único a atender, o presidente do Conselho de Ética, deputado Ricardo Izar (PSD-SP), informou que o colegiado só pode investigar se houver representação. Já o PSol anunciou ontem que vai pedir à Secretaria-Geral da Câmara dos Deputados apuração sobre o caso.

;Desconfiávamos de que havia uma plateia comprada porque as pessoas não tinham nada a ver com a classe interessada. Pareciam não entender o conteúdo negativo do projeto aos caminhoneiros. O vídeo gravado pela reportagem do Correio se soma a indícios que tínhamos, e isso merece uma investigação séria sobre a ilicitude;, disse o líder do PSol, deputado Ivan Valente (SP).

Ao se posicionar contrariamente ao projeto, Valente se tornou alvo de vaias da claque. ;É uma proposta contrária ao interesse público e, sobretudo, à vida, já que expande a carga horária dos caminhoneiros para 12 horas. Isso (motoristas cansados) coloca em risco todos que trafegam pelas estradas brasileiras. Como um projeto contrário às leis trabalhistas poderia ter um apoio tão grande?;, questiona o deputado. Valente se refere aos aplausos calorosos recebidos por parlamentares que se posicionavam a favor do projeto, na tribuna.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação