Politica

PT confirma Dilma como pré-candidata para pôr fim ao "Volta, Lula"

Durante encontro nacional do partido, presidente da legenda confirma nome da presidente para as eleições de outubro. Lula diz que não há outro candidato

Thiago Lemos
postado em 03/05/2014 00:00
O nome de Dilma Rousseff foi confirmado nesta noite pelo PT como pré-candidata do partido para as eleições de outubro. A formalização da pré-candidatura aconteceu durante a abertura do 14.; Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores e tem como objetivo pôr fim ao movimento ;Volta, Lula;.

No evento, realizado no Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, o presidente do partido, Rui Falcão, lançou a questão sobre o projeto de reeleição de Dilma para o público presente. Ele perguntou aos 800 delegados e os cerca de dois mil convidados se concordavam com o nome da presidente para o próximo pleito. O apoio foi unânime.

A formalização acontece no momento em que setores da base aliada no Congresso Nacional e do PT levantaram o nome de Lula para a disputa presidencial. No entanto, pensamento do PT é de que a tarefa mais importante do momento é garantir a vitória petista ao Planalto.

;Faltam seis meses para o dia da eleição. Daqui até lá, não há tarefa mais importante do que obter, nas urnas, um segundo mandato para a companheira Dilma. Um outro mandato ainda melhor que o atual, com novos avanços, novos direitos, novas oportunidades, reformas estruturais urgentes e imprescindíveis;, discursou o presidente nacional do PT, Rui Falcão.

Logo após o discurso de Falcão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu ao palco e descartou qualquer possibilidade de substituir Dilma nas eleições de outubro. ;Temos que parar de imaginar que teremos outro candidato nesse partido que não a Dilma. Os adversários tiram proveito;, alertou Lula. ;Se algum dia eu fosse candidato a alguma coisa, a primeira a saber seria a Dilma. Não podemos gastar energia com coisa secundária;, completou.

Durante o evento, Dilma foi aplaudida e e foi ovacionada ao som de ;1,2,3, Dilma outra vez;.

O movimento ;Volta, Lula;

O movimento que pede o retorno de Lula ganhou força nesta semana com o manifesto de parte da bancada do PR, partido que integra a base aliada do governo. Pesou ainda o fato de pesquisas apontarem queda na popularidade de Dilma faltando a seis meses da disputa presidencial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação