Politica

Investigação sobre vale-claque na Câmara será iniciada nesta terça-feira

Representantes da sociedade civil cobram apuração dos fatos e esperam respostas da Câmara

postado em 05/05/2014 07:47
Nelson Marquezelli: diferentes versões sobre pagamento à claqueParlamentares, especialistas e ativistas da sociedade civil cobram que a Câmara dos Deputados investigue o pagamento de uma claque para aplaudir a votação de um projeto que altera jornada de trabalho dos caminhoneiros, ocorrido na noite da última terça-feira. A distribuição de dinheiro foi flagrada pelo Correio.

O líder do PSol na Câmara, deputado Ivan Valente (SP), disse que o primeiro passo na apuração do ocorrido é identificar claramente os responsáveis pelo pagamento. ;Vamos tentar avançar nessa apuração a partir de amanhã. É preciso primeiro determinar claramente quem foi que organizou aquele pagamento, quem são aquelas pessoas e se são ligadas a algum parlamentar;, disse o paulista.

Na edição do último sábado, o Correio mostrou que parte dos supostos caminhoneiros era na verdade funcionários terceirizados dos setores de limpeza e segurança, que atuam na casa. Na edição de ontem, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e o Corregedor Átila Lins (PSD-AM) se disseram favoráveis à apuração do ocorrido, o que só deve ocorrer à partir de amanhã.



[SAIBAMAIS]Para o professor de ética e filosofia da Unicamp Roberto Romano, o flagrante do vale-claque evidencia a fragilidade das instituições brasileira, mesmo após quase 30 anos da redemocratização do país. ;É uma situação que mostra até que ponto as instituições democráticas estão se tornando vazias, como aparelhos que giram sobre si mesmas, descoladas de suas bases sociais. É uma desmoralização institucional gravíssima para o parlamento, e é também uma perversão da própria cidadania;, comentou ele.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação