política
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Investigação sobre vale-claque na Câmara será iniciada nesta terça-feira Representantes da sociedade civil cobram apuração dos fatos e esperam respostas da Câmara

Andre Shalders - Correio Braziliense

Publicação: 05/05/2014 07:47 Atualização:

Nelson Marquezelli: diferentes versões sobre pagamento à claque (	Leonardo Prado/CB/D.A Press)
Nelson Marquezelli: diferentes versões sobre pagamento à claque
Parlamentares, especialistas e ativistas da sociedade civil cobram que a Câmara dos Deputados investigue o pagamento de uma claque para aplaudir a votação de um projeto que altera jornada de trabalho dos caminhoneiros, ocorrido na noite da última terça-feira. A distribuição de dinheiro foi flagrada pelo Correio.

O líder do PSol na Câmara, deputado Ivan Valente (SP), disse que o primeiro passo na apuração do ocorrido é identificar claramente os responsáveis pelo pagamento. “Vamos tentar avançar nessa apuração a partir de amanhã. É preciso primeiro determinar claramente quem foi que organizou aquele pagamento, quem são aquelas pessoas e se são ligadas a algum parlamentar”, disse o paulista.

Na edição do último sábado, o Correio mostrou que parte dos supostos caminhoneiros era na verdade funcionários terceirizados dos setores de limpeza e segurança, que atuam na casa. Na edição de ontem, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e o Corregedor Átila Lins (PSD-AM) se disseram favoráveis à apuração do ocorrido, o que só deve ocorrer à partir de amanhã.

Leia mais notícias em Política

Para o professor de ética e filosofia da Unicamp Roberto Romano, o flagrante do vale-claque evidencia a fragilidade das instituições brasileira, mesmo após quase 30 anos da redemocratização do país. “É uma situação que mostra até que ponto as instituições democráticas estão se tornando vazias, como aparelhos que giram sobre si mesmas, descoladas de suas bases sociais. É uma desmoralização institucional gravíssima para o parlamento, e é também uma perversão da própria cidadania”, comentou ele.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas