Politica

Câmara dos deputados elege novo 1º vice-presidente nesta quarta-feira

Para ser eleito, o candidato precisa do apoio de 257 deputados, ou seja, maioria absoluta da Câmara

postado em 05/05/2014 16:30
O novo 1; vice-presidente da Câmara dos Deputados será eleito nesta quarta-feira (7/5). O eleito, que deverá ser um deputado do PT, vai substituir André Vargas (PT-PR), que renunciou à vaga na Mesa Diretora depois de denúncias de seu envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal.

A eleição é feita por votação secreta. Para ser eleito, o candidato precisa do apoio de 257 deputados, ou seja, maioria absoluta da Câmara.



O PT ainda não definiu o candidato oficial ; foram divulgados os nomes dos deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e Luiz Sérgio (PT-RJ) como pretendentes. Mas qualquer deputado do partido poderá se inscrever como candidato avulso. O prazo para o registro das candidaturas vai até as 19 horas de hije.

Renúncia

André Vargas abriu mão do cargo porque responde a um processo no Conselho de Ética de Decoro Parlamentar por quebra de decoro parlamentar por conta de suas relações com o doleiro Alberto Youssef, preso na operação Lava Jato da Polícia Federal. O doleiro pagou um jatinho para levar Vargas e a família para passar as férias em João Pessoa (PB) no final do ano passado.

[SAIBAMAIS]Além disso, há denúncias de que o deputado teria intercedido em favor de uma das empresas de fachada do doleiro em negócios com o Ministério da Saúde. A Polícia Federal interceptou conversas em que o doleiro cobra a atuação de Vargas e diz que a ;independência financeira; dos dois dependeria do sucesso no negócio.

Na carta de renúncia, oficializada no último dia 16, Vargas diz que renunciou ao cargo para se concentrar em sua defesa sem prejudicar o andamento dos trabalhos da Mesa. Ele manteve o mandato de deputado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação