Politica

Renan cobra indicações da oposição para CPI da Petrobras no Senado

PSDB e DEM decidiram não fazer as indicações dos três nomes aos quais têm direito para firmar posição política a favor da criação de uma CPI mista

postado em 06/05/2014 19:46
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), leu nesta terça-feira (6/5), em plenário, o nome de dez indicados até o momento para compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Todos os líderes partidários fizeram as indicações de seus membros, exceto a oposição, que terá direito a três vagas.

Conforme anunciado pelo presidente, farão parte da CPI como titulares os senadores João Alberto (PMDB-MA), Valdir Raupp (PMDB-RO), Vital do Rêgo (PMDB- PB), Ciro Nogueira (PP-PI), José Pimentel (PT-CE), Humberto Costa (PT-PE), Aníbal Diniz (PT-AC), Acir Gurgacz (PDT-RO), Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP) e Gim Argello (PTB-DF).

Os dois maiores partidos de oposição na Casa, PSDB e DEM, decidiram não fazer as indicações dos três nomes aos quais têm direito para firmar posição política a favor da criação de uma CPI mista, que também terá a participação de deputados.

[SAIBAMAIS];Da nossa parte, não achamos que seja razoável, adequado, nem justo que os deputados federais sejam privados de participar de uma investigação tão importante, não para a oposição, como querem fazer crer alguns, mas para a sociedade brasileira, aviltada, envergonhada e indignada com as sucessivas denúncias de corrupção que ocorrem no seio, no coração da mais importante empresa brasileira, a Petrobras;, alegou o senador Aécio Neves (PSDB-MG) em plenário.

O presidente Renan Calheiros, no entanto, avisou que, se os oposicionistas não fizerem as indicações deles para a CPI do Senado, caberá à presidência da Casa fazê-lo. ;Se algum líder não indicar, o presidente vai ser obrigado a fazer a indicação no prazo de três sessões;, avisou. Os oposicionistas têm até amanhã para fazer as indicações.



Mais cedo, Renan Calheiros também comunicou ao plenário que convocou para esta quarta-feira (7/5) sessão do Congresso Nacional para definir os rumos da CPMI da Petrobras, defendida pela oposição. Na oportunidade, o presidente pedirá aos líderes partidários da Câmara e do Senado que façam as indicações dos membros da comissão mista.

Criticando a postura da oposição de apostar na CPMI e tentar esvaziar a CPI do Senado, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) lembrou que foram os próprios oposicionistas que recorreram ao Supremo Tribunal Federal para garantir o direito de promover a comissão de inquérito no Senado. ;Espero, sinceramente, que a oposição indique seus nomes para que instalemos a CPI do Senado, que é a CPI que estamos agora com fato concreto e que teve uma deliberação do Supremo. A CPMI, vamos discutir amanhã. É outra situação. Queria pedir, fazer esse apelo que a oposição indicasse seus nomes;, disse a senadora em plenário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação