Politica

Renan determina instalação de comissões mistas: Petrobras e metrô de SP

Governo acredita que a Copa desviará a atenção da população e da própria classe política

Paulo de Tarso Lyra
postado em 08/05/2014 06:00
Sessão da Câmara e do Senado: apesar da decisão de Renan, CPIs podem atrasar devido a manobras regimentais e recursos no STF
Apesar de o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), ter determinado ontem a instalação da CPI mista da Petrobras e lido o requerimento de criação da CPMI da Alstom, o governo acredita que a contagem regressiva dos brasileiros para a Copa do Mundo deixará as investigações sobre a petrolífera adormecidas. Com todas as questões de ordem, embargos regimentais e possibilidades de novos recursos ao Supremo Tribunal Federal (STF), aliados do Planalto calculam que a comissão parlamentar de inquérito ; seja a mista ou a exclusiva do Senado ; não estará instalada antes de 22 de maio, 20 dias antes da estreia do Brasil no Mundial.

Interlocutores do Planalto já haviam comentado que, se o governo conseguisse esticar a corda até o fim deste mês, a Copa se encarregaria do resto. Essa percepção foi reforçada ontem. ;Abram os sites de notícia. Ninguém fala de Petrobras, todos comentam apenas a convocação do Felipão;, comemorou um petista graúdo. ;Todas essas estratégias apenas demonstram o temor do governo. Esse é o governo do improviso na economia, nas obras públicas e na política;, criticou o pré-candidato do PSDB ao Planalto, senador Aécio Neves (MG).



Na noite de ontem, em reunião
o conjunta das duas Casas legislativas, Renan Calheiros pediu aos líderes partidários os nomes dos parlamentares que vão compor a CPI mista da Petrobras ; defendida com veemência pela oposição. Apesar de criar uma comissão exclusiva da petrolífera, como determinou a decisão liminar da ministra Rosa Weber, do STF, Calheiros explicou que, pelo que entende, deve prevalecer a CPI ampla, que pede investigações também sobre o Metrô de São Paulo e a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

Repetindo o procedimento adotado no Senado, Renan recorreu à Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) para confirmar ou rever a amplitude da investigação. O senador Humberto Costa (PT-PE), líder do bloco de apoio ao governo, questionou a possibilidade de duas comissões ; a do Senado e a mista ; investigarem o mesmo assunto (Petrobras). Ele ainda defendeu que a decisão do STF é específica ao obrigar a instalação da CPI do Senado. O Planalto acredita ter mais facilidade para controlar os senadores, já que a base aliada na Câmara ainda está contaminada pelas ações do blocão e pela rebeldia do PMDB.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação