Politica

Dilma diz que planejamento é fundamental para amenizar efeitos da seca

O projeto de integração do Rio São Francisco tem 470 quilômetros de extensão

postado em 13/05/2014 15:45
A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (13/5) que as obras de integração do Rio São Francisco mostram a importância do planejamento no enfrentamento à seca. Em visita ao Nordeste a presidente disse que o conjunto das obras do Rio São Francisco vai beneficiar 12 milhões de pessoas.;É uma obra que mostra que houve aqui planejamento, um esforço da sociedade, porque aqui todo mundo está consciente que água é fundamental. Ninguém aqui vai ser surpreendido pela seca, porque sabemos que ela ocorre aqui;, disse ao discursar em cerimônia em Jati, no Ceará, onde visitou as obras de uma barragem.

O projeto de integração do São Francisco tem 470 quilômetros de extensão e irá beneficiar a população de 390 municípios nos estados de Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, de acordo com o Ministério da Integração Nacional.

[SAIBAMAIS]Na avaliação da presidente, as obras da integração do São Francisco e a oferta de água à população beneficiada atrai de volta nordestinos que deixaram suas cidades em busca de trabalho. ;Com o trabalho feito aqui, o esforço de vocês, estamos fazendo uma obra que não só leva água, ela traz os nordestinos que saíram daqui de volta para suas terras. Temos de criar condições para que quando a seca chegar estejamos mais fortes e possamos conviver com ela;, disse Dilma.

Mais cedo, a presidente esteve em São José de Piranhas, na Paraíba, onde vistoriou o Túnel Cuncas 2, e ainda hoje irá a Cabrobó, em Pernambuco, onde visita obras da Estação de Bombeamento que também faz parte do projeto de integração do Rio São Francisco.



O projeto de integração do Rio São Francisco estabelece a interligação da bacia hidrográfica do rio com bacias inseridas no Nordeste Setentrional. Esta interligação vai levar água para consumo humano, animal e para ações de desenvolvimento socioeconômico da região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação