política
  • (2) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Renan Calheiros indica três senadores de Goiás para compor CPI da Petrobras Uma vez que a CPI estiver instalada no Senado, ela terá a preferência sobre a proposta de comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) sobre o mesmo assunto

Agência Brasil

Publicação: 13/05/2014 18:16 Atualização:

O presidente do Senado, Renan Calheiros, indicou nesta terça-feira (13/5) os senadores Cyro Miranda (PSDB-GO), Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Wilder Moraes (DEM-GO) como titulares para comporem a bancada da oposição na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras no Senado. A senadora Lúcia Vânia, no entanto, se antecipou em se recusar a participar da comissão.

“Não vou gastar energia nesta comissão. Vossa Excelência sabe que a sociedade espera, anseia pela CPMI [comissão parlamentar mista de inquérito], onde as investigações serão feitas verdadeiramente. E quero dizer que considero um desrespeito com o estado de Goiás que todas as suas indicações sejam de lá”, disse a senadora a Calheiros.

A oposição quer que a investigação seja feita por deputados e senadores na comissão mista. Por isso, os oposicionistas não indicado os três nomes que lhes cabiam e correm contra o tempo para tentar instalar o quanto antes a CPMI.

Leia mais notícias em Política


A base governista defende que a melhor instância parlamentar para fazer a investigação sobre a Petrobras é o Senado, e quer que a comissão seja instalada na Casa o quanto antes. Uma vez que a CPI estiver instalada no Senado, ela terá a preferência sobre a proposta de comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) sobre o mesmo assunto.

Renan Calheiros pediu desculpas por ter escolhido Lúcia Vânia e disse que indicará um novo nome até o fim do dia. As indicações serão publicadas amanhã (14) no Diário do Senado.

Os nomes determinados pelo presidente do Senado vão se unir aos dez senadores indicados pela base governista para compor a comissão. A primeira reunião será convocada pelo senador mais idoso da comissão, João Alberto (PMDB-MA). A convocação pode ser feita amanhã caso o senador deseje.

Após a reunião de instalação da CPI, serão eleitos o presidente, o vice e o relator. A indicação para a presidência cabe ao PMDB, partido com a maior bancada, e deverá ser o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). A relatoria deverá ficar com o senador José Pimentel (PT-CE), indicado pelo PT, partido com a segunda maior bancada da Casa.

Esta matéria tem: (2) comentários

Autor: paulo silva
Lamentável saber que esse senhor (Renan) ainda faz parte da nossa politica. | Denuncie |

Autor: Divson Assis
Pra quê CPI, se aquela zorra não investiga nada, olha os casos do Sarney, Renan entre outros. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas