Politica

Base aliada coloca FHC e Eduardo Campos no alvo da CPI da Petrobras

Porto de Suape e acidente com plataforma em 2001 entram na apuração

postado em 15/05/2014 08:15
Presidente Vital do Rêgo (C) e o relator José Pimentel (D): rejeitado requerimento de convocação de Lula

A esmagadora maioria de integrantes da base governista na CPI da Petrobras no Senado, que começou nessa quarta-feira (14/5), pode se transformar em uma fonte de ataques contra o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) e ainda respingar no ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Adversário de Dilma Rousseff nas eleições de outubro, Campos deve ser alçado ao centro das atenções com a investigação da ;interligação entre a refinaria Abreu e Lima e o Pier do Porto de Suape;, ambas em solo pernambucano. Já FHC pode ser envolvido devido ao afundamento da plataforma P-36, em 2001, que deixou 11 mortos.

[SAIBAMAIS]Apesar de a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter concedido liminar ordenando a instalação de CPI específica para investigar a Petrobras, como queria a oposição, os petistas se apegaram a brecha da indeterminação sobre os ;fatos conexos; ao tema central de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para avançar sobre Suape. Um ministro do STF ouvido pela reportagem disse desconhecer a ligação entre o porto e a Petrobras, mas observou que o tema certamente será debatido pelo plenário da Corte. Em relação ao ex-presidente tucano, foram o próprio PSDB que incluiu a ;segurança dos equipamentos e dos trabalhadores; no requerimento de criação da CPI. O PT, no entanto, foi buscar no caso da P-36 uma forma de chegar à legenda.



A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação