Politica

País precisa discutir fonte de recursos da saúde, diz ministro a prefeitos

O ministro da Saúde, Arthur Chioro participou da 17ª Marcha dos Prefeitos nesta quinta-feira

postado em 15/05/2014 13:09
Ao participar da 17; Marcha dos Prefeitos, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse nesta quinta-feira (15/5) que o país precisa discutir a ampliação da fonte de recursos da saúde para que as três esferas de governo possam ter sustentabilidade na condução de políticas públicas.

[SAIBAMAIS];Os municípios, quando passam de um certo patamar de investimento com recursos próprios na área da saúde, comprometem outras políticas públicas;, disse. ;Eles vão deixar de investir em educação, em assistência social, em moradia, em esporte e lazer. E isto não é desejável;, completou. Apesar das críticas de diversos prefeitos de que há um grande comprometimento dos recursos do tesouro municipal com a saúde, Chioro garantiu que houve um grande aumento no repasse de recursos do governo federal para os municípios ; em particular, na atenção básica.



Segundo o ministro, a quantia passou de R$ 9 bilhões para R$ 18 bilhões transferidos automática e regularmente todos os anos, desde o começo do mandato de Dilma, para priorizar a atenção básica. ;A questão é que quanto mais vivem as pessoas, quanto mais se organiza o sistema de saúde e quanto mais se estrutura, a saúde é uma área que exige investimentos e recursos para manutenção dos serviços cada vez maiores. Teremos que buscar juntos, prefeitos, governadores, União e a sociedade brasileira, definir mais recursos para a área da saúde exatamente para dar sustentação;, concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação