Politica

Sem Dilma, Campos e Aécio aproveitam palanque da Marcha dos Prefeitos

Vaiada nas últimas duas edições da Marcha dos Prefeitos, a petista desiste de participar do evento e assegura o palanque para Aécio Neves e Eduardo Campos na presença de 3 mil prefeitos em Brasília

Paulo de Tarso Lyra
postado em 15/05/2014 06:08

Aécio Neves:

Os dois principais presidenciáveis da oposição, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), aproveitaram a ausência da presidente Dilma Rousseff na XVII Marcha a Brasília em defesa dos Municípios para prometer ao prefeitos políticas públicas municipalistas e atacar o governo federal, acusando-o de centralizador. ;Um país complexo como o Brasil não pode ser governado de maneira unitária e centralizadora;, disse Aécio. ;A história nos mostra que os recursos públicos só ficaram concentrados em Brasília nos momentos em que o país viveu períodos de exceção;, afirmou Campos.


[SAIBAMAIS]Muito aplaudidos pelos 3 mil prefeitos presentes no evento, tanto o tucano quanto o socialista criticaram a ausência de Dilma no evento. ;O problema do país não são os brasileiros, e sim esse governo, que age sem compromisso com o crescimento e sem responsabilidade;, criticou Aécio. ;Eu estou aqui em sinal de respeito ao povo que elegeu vocês, em respeito à vontade popular que os conduziu ao cargo para cuidar das necessidades de suas cidades;, disse o presidenciável do PSB.

Campos:

Pela primeira vez desde que foi eleita, em outubro de 2010, a presidente Dilma Rousseff não compareceu à marcha dos prefeitos. Ela foi vaiada em 2012 e em 2013. No primeiro ano, as queixas estavam concentradas na exclusão dos municípios da distribuição dos recursos do pré-sal. No ano passado, os apupos estavam relacionados à recusa de apoiar o aumento do percentual de recursos destinados ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Ausência
Segundo apurou o Correio, a presidente avaliou que o encontro de prefeitos de ontem transformou-se em um palco para os discursos oposicionistas. Por isso, optou, de última hora ; a decisão final só foi tomada após as 22h da noite de terça ; por não comparecer ao debate promovido pelo presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, com quatro presidenciáveis: além de Aécio e Eduardo, estavam presentes Randolfe Rodrigues (PSol) e Pastor Everaldo (PTC).

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação