Politica

Dilma: Brasil precisa de trabalhadores com formação técnica para crescer

Na chegada da presidente até o local da formatura dos estudantes do Pronatec, várias vaias foram ouvidas

postado em 16/05/2014 14:23
<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]--><--[if gte mso 10]> <[endif]-->

Durante a passagem por João Pessoa (PB) nesta sexta-feira (16/5), a presidente Dilma Rousseff pode ver vários protestos. Um grupo de 200 pessoas, formado por indígenas, servidores estaduais e federais levou faixas e cartazes para a porta do local onde foi a formatura de estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Os seguranças barraram a entrada dos manifestantes no evento. Mas na chegada da presidente, todos vaiaram. Durante o discurso, Dilma não falou sobre os protestos, mas enfatizou o Minha Casa, Minha Vida e o Mais Médicos.


Dilma cumprimenta e posa para foto com convidados durante cerimônia de formatura de alunos do Pronatec
;Queremos esse país com emprego de qualidade para todos, queremos uma nação que seja integrada por técnicos, cientistas, universitários, mas que seja integrada por técnicos capacitados. Em muitos países um técnico ganha mais que um universitário. Nenhum país se torna desenvolvido sem ter técnico: técnico é essencial;, disse Dilma acrescentando que o Brasil não tinha pessoas com essa qualificação em quantidade suficiente.

A presidente destacou aos formandos do Pronatec que a educação é o caminho para assegurar a manutenção das melhorias sociais alcançadas pelo Brasil nos últimos anos. ;Um país como o nosso que diminuiu a desigualdade entre as pessoas precisa da educação como principal caminho para assegurar a permanência das mudanças;.



Dilma reafirmou que o governo vai lançar a segunda etapa do Pronatec e falou sobre características fundamentais do programa que são a oferta gratuita de cursos e a diversificação para oferecer cursos de acordo com a necessidade de emprego da região. ;Sabemos que as pessoas querem diferentes cursos e que, dependendo do local, a agricultura, o comércio e a indústria demandam profissões variadas;, explicou a presidente.

O Pronatec foi criado em 2011 pelo governo federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. A meta é ofertar 8 milhões de matrículas em cursos técnicos, de formação inicial e continuada até 2014. O programa contabiliza atualmente 6,89 milhões de matrículas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação