Politica

No último dia de prazo, PT decidirá amanhã se indica nomes para CPMI

O líder petista no Senado, Humberto Costa (PE), disse que ainda não há posição do partido no Senado sobre o assunto

postado em 19/05/2014 20:52
A bancada do PT no Senado se reunirá amanhã (20) para decidir se faz indicações para a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras. O prazo para os líderes partidários indicarem seus representantes se encerra nesta terça-feira, quando o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), deverá anunciar os nomes dos indicados em sessão conjunta da Câmara e do Senado.

Apesar da proximidade do fim do prazo, o líder petista no Senado, Humberto Costa (PE), disse que ainda não há posição do partido no Senado sobre o assunto: ;Nós vamos conversar isso amanhã, não estamos certos ainda. Eu, pelo menos, não estou com essa decisão pessoal tomada. Vamos decidir em reunião durante almoço do PT no Senado;.

Os governistas já declararam que preferem que a investigação sobre denúncias de irregularidades na companhia petrolífera seja feita em comissão parlamentar de inquérito do Senado. Por isso, cogitam não fazer as indicações para a comissão mista, que também inclui deputados, para tentar fortalecer a CPI do Senado, instalada na semana passada.

Já os oposicionistas defendem que a comissão seja ampla, para que Câmara e Senado possam investigar. Eles não fizeram as indicações para a CPI do Senado e alguns rejeitaram a indicação feita pelo presidente da Casa, senador Renan Calheiros (AL), na tentativa de esvaziar a investigação do Senado.

Se os líderes partidários da base de apoio ao governo não fizerem suas indicações para a CPMI, começará a contar prazo de três sessões para que Calheiros faça a escolha à revelia dos partidos. No Senado já foram indicados os senadores oposicionistas Jayme Campos (DEM-MT), Álvaro Dias (PSDB-PR) e Mário Couto (PSDB-PA). O PROS indicou o senador Ataídes de Oliveira (TO) e o Bloco União e Força indicou os senadores Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP) e Gim Argello (PTB-DF). O PT compõe o Bloco de Apoio ao Governo, com PCdoB, PDT e PSOL, com direito a cinco indicações, e o Bloco da Maioria, composto por PMDB, PP, PSD e PV também tem direito a cinco indicações, e nenhum dos dez foi indicado.

Na Câmara já foram indicados os deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Lucio Vieira Lima (PMDB-BA), Carlos Sampaio (PSDB-SP), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Bernardo Vasconcellos (PR-MG), Júlio Delgado (PSB-MG), Rodrigo Maia (DEM-RJ), Fernando Francischini (SDD-PR), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Rubens Bueno (PPS-PR), Enio Bacci (PDT-RS), Eduardo Sciarra (PSD-PR) e Guilherme Campos (PSD-SP). Também na Câmara o PT não fez ainda suas indicações, assim como o PROS.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação