Politica

Gabrielli muda de discurso e tenta isentar Dilma da compra de Pasadena

Em abril, o ex-presidente da Petrobras disse que Dilma não poderia "fugir da responsabilidade dela"

postado em 20/05/2014 12:30
Em depoimento sem a presença da oposição, o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli tentou, na manhã desta terça-feira (20/5) isentar a presidente Dilma Rousseff pela responsabilidade da compra da Refinaria de Pasadena, no Texas. Ele disse, em depoimento à CPI da Petrobras no Senado, que os negócios da empresa são fruto de decisões coletivas e que a presidente é uma gerente de ;extrema competência;.

Gabrielli mudou o tom do discurso. Em abril, ao comentar sobre a compra de Pasadena, que teria gerado prejuízo bilionário a Petrobras, ele disse, ao jornal Estado de S.Paulo, que Dilma não poderia ;fugir da responsabilidade dela;. A presidente disse que votou pela aprovação do negócio ; quando presidia o Conselho de Administração da empresa ; com base em um documento ;falho;.



O ex-presidente da Petrobras disse que os negócios da empresa são decididas depois da avaliação de diferentes áreas, e não só pelo Conselho de Administração. ;As decisões do conselho são colegiadas. A discussão na época era se o preço era adequado e, na época era. Hoje, a discussão é outra. A responsabilidade pela compra de Pasadena é da diretoria e do Conselho de Administração da Petrobras. As cláusulas para a compra eram boas;, disse.

[SAIBAMAIS]Gabrielli reforçou a defesa de Dilma. ;A presidente Dilma é uma gerente de extrema competência e com alta sensibilidade com questões empresarias e sociais;, afirmou. O ex-presidente é ouvido por senadores da base. A oposição decidiu boicotar a CPI do Senado para concentrar esforços na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Petrobras, que contará com a presença de deputados. A previsão é que o colegiado seja instalado amanhã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação