Politica

Investigados da Lava Jato continuam presos até ministro analisar processos

Teori Zavasck decidiu que os processos sejam suspensos e remetidos ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela presença de parlamentares citados nas ações

postado em 20/05/2014 16:07
O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), informou nesta terça-feira (20/5) que vai decidir sobre a libertação dos investigados na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, após receber os processos que estão na 13; Vara da Justiça Federal, em Curitiba.

Em ofício enviado ao juiz Sergio Fernando Moro, o ministro reviu decisão dele e determinou que os investigados continuem presos até que ele analise todo o material da investigação. Zavascki também decidiu que os processos sejam suspensos e remetidos ao Supremo pela presença de parlamentares citados nas ações, como o deputado federal André Vargas (sem partido-PR) e Luiz Argôlo (SDD-BA).

[SAIBAMAIS]Com a decisão do ministro, vão continuar presos dez acusados que respondem a quatro ações penais, entre eles o doleiro Alberto Youssef. Zavascki também disse vai aguardar parecer do Ministério Público Federal (MPF). ;Eu não tenho condição de dizer quem vai ficar preso e quem é que não ficará preso, enquanto eu não receber todo o material. Sem conhecer não quero tomar decisões precipitadas;, disse o ministro.

Somente o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, suspeito de participar do mesmo esquema - e que foi solto na segunda-feira (19/5), está autorizado a permanecer em liberdade. A decisão do ministro foi comunicada à Justiça Federal no Paraná em despacho expedido como resposta à advertência do juiz federal Sérgio Moro da possibilidade de fuga para o exterior dos presos, caso fossem soltos.



Segunda-feira (19/5), além de determinar a soltura dos 12 presos na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, e que eles entregassem os passaportes em 24 horas ao STF, Zavascki suspendeu oito ações penais abertas pelo juiz Sérgio Moro, da 13; Vara Federal de Curitiba, para investigar as denúncias apuradas na operação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação