Politica

Procuradores defendem sigilo na divulgação de informações da "Ararath"

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) defende o procurador-geral da República, Rodrigo Janot

postado em 21/05/2014 21:13
A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) divulgou nota nesta quarta-feira (21/5) para defender a decisão da Justiça que proibiu a Polícia Federal (PF) de divulgar informações sobre a Operação Ararath 5, deflagrada nessa terça-feira (20/5) em Mato Grosso. A entidade defende o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e afirma que a medida foi necessária para assegurar eficiência às investigações.

A associação considera levianas as acusações de que Ministério Público está amordaçando a Polícia Federal. Segundo a ANPR, o Código de Processo Penal garante a decretação do sigilo para preservar as investigações. ;Inconformados com a impossibilidade de disseminar informações sobre uma operação, os delegados de PF, ou sua associação, atribuem, com previsível imprecisão, ao procurador-geral da República essa restrição. Na realidade, a ordem adveio do Supremo Tribunal Federal, à vista da existência de dados acobertados pelo sigilo.;

A entidade também declarou que os questionamentos sobre a imposição do sigilo devem feitos ao Supremo Tribunal Federal (STF), que deferiu o pedido. ;A ANPR espera que o Departamento de Polícia Federal não exceda de seu elevado papel de cumprir, sem contestação, mandados judiciais, por maioria de razão, os advindos do STF;, declarou.



A manifestação da associação foi motivada pela divulgação de uma nota pela Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF). No texto, a associação declarou que a medida ;calou; a Polícia Federal e chamou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de "censor-geral da República".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação