Politica

Lideranças indígenas se reúnem com presidentes da Câmara e do Senado

Eles conversaram sobre a PEC 215, que prevê que a demarcação de terras será feita pelo Congresso Nacional e não mais pelo Executivo

postado em 28/05/2014 19:49
Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) (C) em reunião com os indígenas, na Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), se reuniu na tarde desta quarta-feira (28/5) por quase uma hora com um grupo de 20 lideranças de diversas etnias indígenas. Alves se comprometeu a só levar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215 ao plenário da Casa - que prevê que a demarcação de terras será feita pelo Congresso Nacional e não mais pelo Executivo - quando houver consenso entre os deputados. No início da noite, a comitiva indígena se reuniu com o presidente do Senado, Renan Calheiros.

Do lado de fora do Congresso, índios aguardam pelos líderes com danças e rituais típicos
Apesar de insatisfeitos com o ritmo de demarcações de terras do Governo Federal, as lideranças indígenas acreditam que a situação pode ficar ainda pior caso as demarcação sejam feitas pelos parlamentares.

Em , os índios protagonizaram uma cena histórica ao ocuparem o plenário da Câmara, interrompendo uma sessão da Casa em protesto contra a PEC 215. Na época, o presidente da Câmara se comprometeu a adiar por seis meses as votações, que voltaram no fim do ano passado. A PEC é considerada inconstitucional pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e pelo procurador da República, Rodrigo Janot, que já se manifestaram diversas vezes sobre o assunto.

[SAIBAMAIS]Sobre a manifestação dessa terça-feira (27/5), as lideranças indígenas alegaram que havia um para que o protesto chegasse até o Estádio Mané Garrincha de forma pacífica. Ainda segundo os índios, na altura da Torre de TV, no entanto, o acordo foi quebrado com a presença da cavalaria, que impediu a marcha.



A Coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Sônia Guajajara, ressaltou que a Copa do Mundo não é o objetivo principal da semana de mobilizações indígenas em Brasília, mas que eles participaram do ato para se mostrarem solidários pelos movimento sociais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação