Politica

Base aliada garante os principais cargos da CPMI da Petrobras

Oposição articula pauta específica e vai brigar pela quebra de sigilos de ex-dirigentes da estatal

Paulo de Tarso Lyra
postado em 29/05/2014 08:25
Aécio conversa com parlamentares oposicionistas: trabalhos da CPMI serão prejudicados pela Copa

Apesar da estratégia da oposição de apresentar candidaturas avulsas para os cargos de presidente e de vice-presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, instalada nessa quarta-feira (28/5), o governo fez valer a maioria que possui e elegeu o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e Gim Argello (PTB-DF) para os respectivos cargos, tendo o também governista deputado Marco Maia (PT-RS) como relator. Mesmo assim, a oposição não acredita que a base aliada conseguirá sepultar a CPMI. ;O governo poderá ter até número para derrubar os requerimentos, mas não conseguirá andar nas ruas em pleno ano eleitoral, pois essa CPMI não é uma demanda das oposições, mas da sociedade;, disse o senador Aécio Neves (MG), escalado para falar em nome da oposição.

[SAIBAMAIS]Requerimentos não faltam para serem analisados pelo colegiado. Segundo admitiu Vital ; que também preside a CPI do Senado ;, até o momento, já foram apresentadas cerca de 500 propostas que precisarão ser colocadas em votação. Aécio, que ocupou ontem o espaço do líder do partido, senador Aloysio Nunes Ferreira (SP), apresentou um projeto de trabalho conciso da CPMI, em consonância com os demais partidos de oposição, PPS, PSB, DEM e Solidariedade.



A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação