Politica

Aposentadoria de Joaquim Barbosa repercute no Congresso Nacional

O líder do PT na Câmara, Vicentinho (SP), comentou que Barbosa julgou com %u201Códio%u201D enquanto esteve à frente da Suprema Corte e disse conhecer quem já %u201Ccomprou champanhe%u201D para comemorar a saída de Barbosa

Naira Trindade
postado em 29/05/2014 17:46
O anúncio da , Joaquim Barbosa, repercutiu no Congresso Nacional. O líder do PT na Câmara, Vicentinho (SP), comentou que Barbosa julgou com ;ódio; enquanto esteve à frente da Suprema Corte e disse conhecer quem já ;comprou champanhe; para comemorar a saída dele. Já o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), lamentou a decisão do ministro. Vicentinho também aproveitou para indicar os nomes que vão compor a CPMI do Metrô de São Paulo.


;Em que pese já saber que tem gente fazendo festa, gente do mundo jurídico e amigos dele, eu não nessa. (...) Se esta saída dele for com objetivo de sair candidato a alguma coisa desmorona toda uma tese de que ele não teve influência política na hora do julgamento da Ação Penal 470. Se isso confirmar, mostra que todo o procedimento carregado de ódio foi politizado;, disse Vicentinho.

;A postura dele não foi uma postura de quem é de fato um estadista do Poder Judiciário. O Poder Judiciário deve atuar com firmeza, com soberania e também com a generosidade de uma justiça para absolver ou condenar. Não esta postura carregada de ódio, que não caberia ao juiz. Mas não vamos partilhar com essa festa, que já tem gente que comprou champanhe, gente do meio dele. Nós não faremos isso porque nós não podemos adotar a mesma postura que condenamos;, afirmou.

O líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy (BA), Barbosa realizou um trabalho ;extraordinário; no Supremo. ;Ele exerceu um trabalho de juiz exemplar em plenitude, expressão, imparcialidade e de conduta imprescindível. A saída dele fará grande falta à Justiça brasileira. Mas confio que J justiça permaneça na mesma postura. Ele foi indicação do presidente Lula, mas embora indicação, abstraía a relação de gratidão ao julgar com imparcialidade;, enalteceu Imbassahy.

Para Mendonça Filho, é lamentável a saída do primeiro afrodescendente a chegar ao mais alto cargo do judiciário brasileiro. ;Ele não se curvou aos poderosos e entrou para a história do país;, disse o democrata. ;Ele fez história no judiciário e na vida pública brasileira. Como qualquer ser humano, tinha suas características pessoais, defeitos e virtudes, mas foi um homem íntegro e de grande espírito público. É preciso agradecer ao trabalho e à luta em favor de uma justiça independente e respeitada no país;, declarou.

Também democratas, o senador José Agripino elogiou a coragem do ministro. ;Corajoso, o ministro Joaquim Barbosa pautou os mais polêmicos momentos vividos pela Suprema Corte nos últimos dois anos. A ética no serviço público lhe é devedora. Deixa o Supremo estimado por alguns, por outros não. Mas seguramente merecedor do respeito de todos;.

CPMI da Alstom


O líder indicou os nomes dos deputados petistas que vão compor a CPMI da Alstom, que vai investigar um suposto esquema de corrupção no metrô de São Paulo. Com a relatoria ou presidência deve ficar deputado Renato Simões (SP). Dr. Rosinha (PR) será o segundo titular indicado pelo PT. Já os suplentes serão Carlos Zarattini (SP) e Paulo Teixeira (SP).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação