Politica

Ministros comentam saída de Joaquim Barbosa do Supremo Tribunal Federal

Após o fim da sessão, Mello se dirigiu a Lewandowski, que assumirá interinamente o STF e afirmou que ele deve "resgatar valores do judiciário"

postado em 01/07/2014 14:04
O relator do mensalão, Luís Roberto Barroso avaliou que Barbosa

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello criticou no início desta tarde a gestão do ex-relator do mensalão, Joaquim Barbosa, que presidiu hoje sua última sessão na Corte. Na avaliação do ministro, é preciso resgatar valores e o padrão do STF. ;Nós precisamos voltar ao padrão anterior (do judiciário), que não é só da Fifa. Deve ser também das instituições brasileiras. Esse padrão ficou arranhado na última gestão.;

Para Mello, Barbosa ficará conhecido como pelo trabalho que fez no processo do mensalão, mas ponderou que ele não julgou a ação sozinho. O ministro criticou ainda a saída antecipada de Barbosa e afirmou que ele poderia ;mostrar um apego maior ao ofício; e não deixar agora o tribunal. ;Eu acho que quebra a ordem natural das coisas (sair antes do término do mandato de presidente). Eu não me lembro de um outro presidente ter renunciado a própria presidência;, avaliou Mello.



No plenário, após declarado o fim da sessão, Mello se dirigiu a Ricardo Lewandowski, que assumirá interinamente o Tribunal e afirmou que ele deve ;resgatar valores da liturgia dessa chefia do judiciário;. Barbosa deixou a sessão por volta de 11h30, antes do término, e não fez discurso de despedida. Ele decidiu se aposentar do cargo antes do fim do mandato como presidente.

Símbolo contra a impunidade

Mais cedo, outros dois ministros comentaram a saída de Barbosa. Para Gilmar Mendes, o período em que Barbosa presidiu o STF, e esteve no supremo como ministro nos últimos nove anos caracterizou-se como ;agitado;, por causa, inclusive do julgamento do mensalão. ;Não por conta dos acontecimentos apenas desenvolvidas aqui (no tribunal), mas pela pressão externa, tentativas para que não houvesse julgamento, as manobras para que ele se alongasse, embargos infrigentes... Dois colegas (Ayres Britto e Cezar Peluso) foram praticamente tirados do julgamento por causa do alongamento. Tudo isso contribuiu para uma certa agitação, além de certamente o temperamento do Joaquim;, disse Mendes.

O relator do mensalão, Luís Roberto Barroso avaliou que Barbosa " se tornou um bom símbolo contra o status quo e um bom símbolo contra a improbidade no Brasil". ;Conduziu a Ação Penal 470, que era um processo extremamente difícil, numa linha que quebrou um pouco o padrão geral seletivo da Justiça brasileira. De modo que prestou uma contribuição relevante para o Judiciário.; Barroso avaliou que o presidente saí da Corte com um saldo positivo de um ;homem que serviu bem ao país;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação