Politica

Oposição crê em propaganda antecipada em bate-papo de Dilma no Facebook

Líder do PSDB na Câmara, o deputado Antônio Imbassahy (BA) considera a conversa com internautas sobre o evento uma maneira de tentar se promover e se alavancar nas pesquisas,

postado em 08/07/2014 07:03
Em bate-papo com internautas sobre a Copa, Dilma prestou homenagem a Neymar

No primeiro dia de agenda oficial da presidente Dilma Rousseff como candidata, no exercício do cargo, a linha que separa a campanha e o comando do Executivo deu um nó. Logo pela manhã, a página pessoal da presidente no Facebook, administrada pelo PT, anunciou que ela responderia ali perguntas sobre a Copa do Mundo às 10h. A publicação foi apagada e, quase duas horas depois, a Secretaria de Comunicação do Planalto informou que a presidente conversaria com internautas na página do Palácio do Planalto. Especialistas dizem que o bate-papo institucional é controverso no aspecto da promoção pessoal e, assim, defendem regras claras sobre o uso da máquina pública.

No bate-papo, Dilma falou sobre vários aspectos do evento, considerou que o gol mais bonito da Seleção foi o do zagueiro David Luiz e que há um pessimismo que ronda a economia. Confirmou que entregará a taça no domingo, torce para que seja para o Brasil e que as vaias ;são ossos do ofício;. Ela também postou uma foto fazendo um ;T; com os braços, de ;é tóis; ; uma variação de ;é nóis;, em referência ao jogador Neymar. A forma de comunicação pela internet foi anunciada ontem no vídeo de lançamento do site da campanha, como aposta para estreitar o diálogo com os eleitores. Pelo menos três ministros auxiliaram Dilma na conversa com os internautas.



Segundo o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SP, Alberto Rollo, o máximo que a presidente pode fazer é dar notícia. ;Em alguns casos, a linha é tênue e difícil de dizer em caráter definitivo se ela deu informação ou fez promoção pessoal;, argumenta. A Advocacia-Geral da União ressaltou, em nota, que a manifestação da presidente no página do Palácio do Planalto foi de natureza institucional. ;Ela falou apenas sobre Copa do Mundo, sem nenhuma conotação político-eleitoral;, pontuou.

[SAIBAMAIS]Líder do PSDB na Câmara, o deputado Antônio Imbassahy (BA) considera a conversa com internautas sobre o evento uma maneira de tentar se promover e se alavancar nas pesquisas, aliando a imagem dela à Copa. ;Ela opera a máquina governamental e usará todos os instrumentos à disposição para segurar a queda nas pesquisas. Esse é mais um exemplo disso;, critica.

;O assunto é controverso e por isso há tanta divergência nos tribunais eleitorais. É preciso regras mais claras sobre o uso da máquina;, defende o advogado constitucionalista Erick Pereira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação