política
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Ex-prefeito César Maia e mais 34 candidatos têm registro impugnado no Rio Maia foi condenado no ano passado por improbidade administrativa

Agência Brasil

Publicação: 14/07/2014 18:56 Atualização: 14/07/2014 20:02

A Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro impugnou o registro da candidatura do ex-prefeito do Rio e atual vereador César Maia (DEM) ao Senado por improbidade administrativa. Além dele, 20 candidatos a deputado estadual e 14 a deputado federal tiveram o registro contestado, com base na Lei da Ficha Limpa.

Eleito vereador em 2012, em maio deste ano, Maia foi condenado em segunda instância por improbidade administrativa. De acordo com a sentença, em seu último mandato como prefeito, Maia usou dinheiro público para construir uma igreja em Santa Cruz, na zona oeste do Rio. Com a condenação, ele perdeu os direitos políticos por cinco anos, mas tem direito de exercer o cargo de vereador até o fim do mandato, em 2016.

Leia mais notícias em Política

Os registros de Maia e dos demais candidatos foram impugnados pelo procurador regional eleitoral, Paulo Roberto Bérenger, e pela procuradora substituta, Adriana Farias. Ao todo, a procuradoria analisou 2.852 registros entre os dias 7 e 13 deste mês. Os 35 candidatos com registro impugnado ainda podem recorrer da decisão. Até lá, podem continuar com a campanha eleitoral.

De acordo com a Procuradoria Regional Eleitoral, foram avaliadas as condições de inelegibilidade, como a condenação criminal por órgão colegiado, e a suspensão de direitos políticos em condenação por improbidade administrativa.

Os nomes dos candidatos cujo registro foi impugnado podem ser vistos no site da procuradoria.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas