política
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Ministério Público impugna 414 registros de candidatura em 13 estados Balanço parcial se refere a 13 estados e exclui o DF. Metade das impugnações está baseada na Lei da Ficha Limpa. Cabe agora à Justiça Eleitoral analisar a possibilidade de cada político ser candidato

Diego Abreu

Publicação: 14/07/2014 19:39 Atualização: 14/07/2014 19:42

O Ministério Público Eleitoral (MPE) impugnou 414 pedidos de registro de candidatura, depois de analisar um total de mais de 10 mil. De acordo com números divulgados nesta segunda-feira (14/7) pela Procuradoria-Geral Eleitoral, 198 impugnações aconteceram em decorrência da Lei da Ficha Limpa. Os números, no entanto, se referem somente a 13 das 27 unidades da Federação – o Distrito Federal não faz parte do balanço parcial.

A impugnação significa que o MPE contestou o pedido de registro. Caberá agora à Justiça Eleitoral julgar cada caso e, eventualmente, rejeitar a candidatura. Os partidos e os políticos tiveram até o último dia 5 para se registrarem.

Entre os políticos que tiveram a candidatura impugnada está o ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia (DEM), que concorrerá a uma vaga de senador. O registro dele foi contestado pelo MPE pelo fato de ele ter sido condenado por improbidade administrativa.

O balanço contempla, por enquanto, os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins.

De acordo com o balanço divulgado, entre os problemas mais identificados estão o abuso de poder político e econômico, e contas rejeitadas por tribunais de contas. As datas de publicação dos editais com os pedidos de candidatura variam em cada unidade da Federação, por isso o balanço ainda é incompleto. Segundo o MPE, os candidatos que tiveram suas candidaturas impugnadas têm sete dias para apresentar contestação.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas