Politica

Aécio Neves critica modelo cubano, mas defende manutenção no Mais Médicos

Tucano pretende mudar a forma de pagamento aos profissionais do programa

postado em 17/07/2014 08:40
Aécio Neves:

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, afirmou que vai manter o programa Mais Médicos, lançado no ano passado pela presidente Dilma Rousseff (PT). No entanto, durante sabatina na manhã dessa quarta-feira (16/7) realizada pela Folha, Uol, SBT e Jovem Pan, o senador mineiro afirmou que não aceitará regras do governo cubano para o pagamento dos médicos do programa. ;Nós vamos manter o Mais Médicos, vamos fazer com que eles se qualifiquem e estabelecer novas regras para os médicos. Não vamos aceitar as regras do governo cubano;, declarou. O tucano ressaltou que os profissionais estrangeiros devem ser capacitados no Brasil e passar pelo exame Revalida, uma das principais exigências das entidades médicas brasileiras.

Aécio defendeu o estabelecimento de novas diretrizes, a exemplo de isonomia de salários entre os profissionais estrangeiros, para aumentar a eficácia do Mais Médicos. ;Vamos manter o Mais Médicos, mas vamos estabelecer novas regras. Não vamos aceitar as regras impostas por Cuba. Vamos estabelecer condições para que os profissionais estrangeiros se submetam ao Revalida;, prometeu. As bolsas pagas aos brasileiros e estrangeiros são de R$ 10 mil. No entanto, a remuneração dos cubanos é repassada diretamente ao governo da ilha do Caribe e apenas R$ 3 mil chegam ao bolso dos profissionais.



O tucano também aproveitou a oportunidade para assegurar que o principal programa de transferência de renda da gestão petista, o Bolsa Família, será mantido se for eleito. ;Política e administração pública é você copiar as coisas que dão certo e aprimorá-las. Não tenho o menor constrangimento de mantê-los e aprimorá-los;, salientou. ;O Bolsa Família, no nosso governo, vai continuar. O que eu quero é tirá-lo do programa eleitoral. O que eu quero é transformá-lo em programa de Estado;, completou.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação