Politica

Candidata a reeleição, Dilma intensifica agenda política no Rio de Janeiro

Estado tem forte apoio do PMDB local, que não abre mão de ficar ao lado de Aécio Neves

Paulo de Tarso Lyra
postado em 25/07/2014 08:10
A presidente Dilma Rousseff atuou nessa quinta-feira (24/7) em duas frentes para tentar diminuir os problemas políticos que enfrenta nos estados e com os partidos aliados. Após participar do velório do escritor Ariano Suassuna, no Recife, a petista voou para o Rio de Janeiro, onde se encontrou com o governador do estado, Luiz Fernando Pezão (PMDB), candidato à reeleição. Enquanto isso, em Brasília, o coordenador da agenda eleitoral de Dilma, Giles Azevedo, reuniu prefeitos aliados de mais de 20 cidades, incluindo algumas capitais, para medir a popularidade da presidente e planejar agendas locais a partir de agosto.

Dilma e os coordenadores de campanha sabem que a situação não está fácil. Mesmo líder nas pesquisas de intenção de voto, a presidente enfrenta problemas em grandes colégios eleitorais do Sudeste e em outras cidades espalhadas pelo país. O caso do Rio é emblemático: Pezão declarou apoio a Dilma, mas a máquina eleitoral do PMDB fluminense apropriou-se da candidatura do atual governador para montar uma aliança em torno do candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves. A parceria foi batizada de ;Aezão;, em referência a Aécio e Pezão. Para dificultar ainda mais a possibilidade de trégua, o PT lançou candidato próprio ao governo fluminense: o senador Lindbergh Farias.


Segundo peemedebistas, o apoio de Pezão a Dilma é sincero, já que a relação entre ambos é boa. No entanto, eles reconhecem que o governador não tem qualquer controle sobre a máquina partidária local, comandada pelo deputado estadual Jorge Picciani, com influência do ex-governador Sérgio Cabral e do líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha. Cabral sonha em presidir nacionalmente o partido caso Aécio seja eleito presidente, enquanto Cunha quer suceder Henrique Eduardo Alves (PMDB-AL) no comando da Câmara. ;Nem o melhor dos psicanalistas explica a situação do PMDB do Rio;, resumiu um integrante da legenda.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação