Politica

Cinco candidatos disputam o governo do Rio Grande do Norte

Com 3.373.960 habitantes, o estado tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a maior renda per capita da Região Nordeste

postado em 29/07/2014 11:08
Cinco candidatos estão na disputa pelo governo do Rio Grande do Norte. Eles disputam os votos de 2.327.452 eleitores, espalhados nos 167 municípios do estado. Com 3.373.960 habitantes, o estado tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a maior renda per capita da Região Nordeste. A expectativa de vida é 74 anos, maior que a média nacional que é 73,8 anos, segundo dados do governo estadual e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estado é o maior responsável pela produção de sal do Brasil (95%). O turismo também tem uma grande importância para a economia, com diversos pontos e polos turísticos, como o maior cajueiro do mundo no município de Parnamirim, sítios arqueológicos, belezas naturais e, também, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.

A economia também se destaca com a agropecuária, que tem na fruticultura irrigada um importante papel, onde o melão é o principal produto de exportação. O Rio Grande do Norte tem um dos polos agroindustriais mais importantes do Nordeste, com um moderno parque têxtil. A indústria extrativa mineral se destaca na produção de petróleo, gás natural, sal marinho e lâmpadas.

Um dos cinco candidatos ao governo estadual é o atual presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB). Ele conseguiu fazer uma aliança com 17 partidos. Henrique Alves é advogado, tem 65 anos e está em seu décimo primeiro mandato de deputado federal, sendo o parlamentar com o maior número de mandatos consecutivos. Ele tem como candidato a vice-governador o também deputado federal João Maia (PR).



Disputa o governo pelo PSL, o advogado Araken (Araken Barbosa de Farias Filho), de 51 anos. Foi coordenador do Procon do estado e já concorreu a vereador. Ele tem como companheiro de chapa o aposentado Paulo Roberto, de 60 anos.

Outro candidato ao Executivo estadual é o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Robério Paulino, de 57 anos. Ele disputa a eleição pelo PSOL e tem como companheiro de chapa o também professor universitário Ronaldo Garcia. Em 2012, Paulino concorreu a prefeito de Natal.

Representando o PSTU, está a enfermeira Simone Dutra, de 48 anos. Natural de Campina Grande, a companheira de chapa é a professora de ensino médio, Socorro, de 49 anos.

Pelo PSD, e com apoio de oito partidos, quem disputa a chefia do Executivo é o atual vice-governador, o advogado Robinson Faria, de 55 anos. Em 1986, foi eleito deputado estadual. Já foi presidente da Assembleia Legislativa por duas vezes. É pai do deputado federal Fábio Faria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação