política
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Mais de 1 milhão de sergipanos irão às urnas para escolher governador Nos 75 municípios sergipanos, a disputa será travada por cinco candidatos a governador

Agência Brasil

Publicação: 29/07/2014 12:32 Atualização: 29/07/2014 12:34

Pouco mais da metade da população sergipana - 2,2 milhões de pessoas, segundo dados de 2013 do IBGE - irão às urnas para escolher o governador do estado. Números da Justiça Eleitoral apontam que 1,4 milhão estão aptos a votar no estado que divide-se entre litoral e interior. Nos 75 municípios sergipanos, a disputa será travada por cinco candidatos.

O atual governador, Jackson Barreto (PMDB), assumiu o posto no ano passado, depois da morte de Marcelo Déda, que aos 53 anos não resistiu ao câncer, tentará a reeleição. O nome de Barreto foi oficializado pelo partido em abril deste ano com outras legendas, como PT e PDT, que integram a coligação Agora é o Povo. Advogado, nascido em Santa Rosa de Lima, em 1944, Barreto foi o primeiro prefeito eleito de Aracaju, em 1985. Há oito anos, disputou uma vaga como deputado federal e tornou-se vice-governador na chapa de Déda, eleito em 2010. O também advogado Belivaldo Chagas (PSB) é vice de Barreto na chapa.

Leia mais notícias em Política


Outro nome na disputa pelo governo do estado é o senador Eduardo Amorim, candidato pelo PSC. Amorim, que tem o apoio da coligação Agora Sim (DEM, PSDB, PTdoB, PSC e PTB) foi eleito, em 2006, deputado estadual e em 2010 chegou ao Senado. O empresário Augusto Franco Neto (PSDB) é o vice na chapa de Amorim.

Alberto dos Santos, conhecido como Betinho, 58 anos, é candidato ao cargo pelo PTN. O empresário tem o funcionário público Lion Schuster (PTN) como vice em sua chapa. Betinho disputou, em 2012, a prefeitura de São Critóvão (SE), onde nasceu, mas perdeu as eleições para o candidato, na época, Rivanda Batalha (PSB).

Dois nomes novos estão na corrida pelo governo de Sergipe. Airton da CGTB, candidato do PPL, é natural do Rio de Janeiro. Aos 51 anos, o comerciante não tem registro de outras candidaturas no site do TSE dedicado às eleições deste ano. O candidato à vice-governador na chapa é Vieira Filho, que também é servidor público e do mesmo partido de Airton.

Pelo PSOL, a professora Sônia Meire, paulista de 51 anos, terá o apoio do PSTU e PCB pela Frente de Esquerda – Lutar para Transformar Sergipe. O vice na chapa de Sônia é o jornalista e editor Roberto Aguiar (PSTU).

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas