política
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Pesquisa com policiais aponta que corrupção compromete o trabalho Estudo ouviu 21,1 mil agentes de segurança em todo o país. Maioria também defende a desvinculação da carreira com o Exército

Daniela Garcia - Correio Braziliense

Publicação: 29/07/2014 18:25 Atualização: 29/07/2014 18:33

Pesquisa de opinião com 21,1 mil policiais de todo o país revela que 93,6% deles acreditam que a corrupção compromete a eficiência do trabalho das corporações. O levantamento — produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV) e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) — ouviu, entre 30 de junho e 18 deste mês, integrantes das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, e do Corpo de Bombeiros.

Leia mais notícias de Brasil


A maioria dos policiais (73,7%) também defendeu a desvinculação das carreiras com o Exército. “Se considerarmos apenas os PMs, 76,1% defendem o fim do vínculo com o Exército. O que é um sinal claro de que o Brasil precisa avançar na agenda da desmilitarização e reforma das forças de segurança”, afirma o pesquisador da FGV Renato Sérgio de Lima, vice-presidente do Conselho de Administração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Os policiais também foram quase unânimes quando disseram que baixos salários (99%) e formação e treinamento deficientes (98,2%) tornam mais difícil o trabalho nas ruas. Grande parte dos entrevistados disse apoiar a integração das polícias em carreira única e de natureza civil e a diminuição da burocracia como caminhos para a modernização das corporações.

Justiça


Em questões sobre o tratamento para os polícias em caso de morte de suspeitos, 83,7% disseram acreditar que o oficial deveria ser investigado e julgado, enquanto que 43,3% deles acham que esse mesmo agente deve ser inocentado. Outros 43,2% dos entrevistados acreditam que um policial que mata um criminoso deve ser premiado pela corporação.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas