Politica

Mulheres são a maioria entre os brasileiros aptos a votar, segundo TSE

Público feminino representa 52,13% dos brasileiros aptos a votar. O perfil divulgado pelo TSE aponta ainda que o Sudeste concentra a maior parte da população que vai às urnas em outubro

postado em 30/07/2014 06:10
O ;eleitor padrão; ; o mais comum no cenário brasileiro ; é do gênero feminino, morador da Região Sudeste e tem entre 45 e 59 anos. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 74,5 milhões de mulheres aptas a votar este ano, o que corresponde a 52,13% do total. Houve um aumento de 5,81% em relação a 2010, quando elas eram 70,2 milhões.

Eliane participou da redemocratização e da escolha presidencial em 1989:

A vendedora Eliana Silva, 50 anos, moradora de Brasília, está na faixa etária que engloba a maioria dos eleitores e se lembra da primeira vez que votou. Foi em 1982, ainda no regime militar, na primeira eleição direta para governador desde os anos 1960. Em 1989, ela participou da escolha presidencial. ;Acompanhei a redemocratização e votar foi uma grande conquista;, conta.



Desde então, Eliane acredita que não foi apenas o perfil do eleitor que se modificou, mas a forma como a população percebe o sufrágio. ;Mudou bastante no sentido da consciência na hora do voto. Agora, o cidadão sabe que um voto mal pensado provoca um resultado ruim lá na frente.; Para a vendedora, os anos de democracia deram experiência ao eleitor brasileiro.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação