Politica

Desaparecimento de Amarildo é semelhante ao caso Rubens Paiva, diz CNV

Coordenador da comissão, Pedro Dallari afirma que sistema de tortura do regime militar continua ser aplicado pelas polícias no Brasil

postado em 01/08/2014 17:41
Ao fazer um balanço dos depoimentos de agentes da repressão durante o regime militar à Comissão Nacional da Verdade (CNV) nas duas últimas semanas, o coordenador do órgão, Pedro Dallari afirmou, nesta sexta-feira (1;), que o sistema de tortura da ditadura militar continua a ser utilizado pela segurança pública do Brasil. O coordenador também afirmou que o caso do pedreiro Amarildo de Souza, morador da Rocinha, no Rio, detido na comunidade por policiais militares em 14 de julho de 2013, levado à Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), torturado e morto, cujo corpo nunca foi encontrado, remete ao caso Rubens Paiva, dado como desaparecido durante o regime militar.

Ativista político com atuação no Rio de Janeiro, Rubens Paiva teve sua morte confirmada mais de 40 anos depois, após depoimentos de ex-militares envolvidos no caso. Ele foi torturado e assassinado nas dependências de um quartel militar entre 20 e 22 de janeiro de 1971. "O caso Amarildo é o caso Rubens Paiva", comparou Dallari. Na avaliação do coordenador, casos de desaparecimentos de pessoas em poder da polícia continuam a acontecer porque a tortura ainda é vista como algo comum e corriqueiro. ;No país ainda se usa mecanismos criados desde a época de Getúlio Vargas. Temos que desmontar esses aparelhos de terror", disse, referindo-se à tortura e coerção de presos, endossou a ex-coordenadora da CNV Rosa Cardoso.



Nas duas últimas semanas, 38 pessoas foram convocadas e 23 delas compareceram para prestar depoimentos à comissão, em Brasília e no Rio de Janeiro. A Comissão Nacional da Verdade, instituída para colher depoimentos e levantar fatos históricos do Brasil durante a ditadura (1964-1985), está em fase de conclusão dos trabalhos e entregará seu relatório à presidência da República e demais órgãos de governo em 10 de dezembro, quando se comemora o Dia Mundial dos Direitos Humanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação