Politica

Vargas volta artilharia contra relator do Conselho de Ética da Câmara

Deputado federal acusado de envolvimento com doleiro preso pela PF tenta evitar processo de cassação

Naira Trindade
postado em 05/08/2014 17:44

Pela primeira vez em que se defendeu no Conselho de Ética da Câmara, o deputado federal André Vargas (sem partido-PR) resolveu atacar o relator Júlio Delgado (PSB-MG) acusando-o de ter faltado com a ;isenção; na elaboração do relatório que pode pedir a cassação de Vargas pelo envolvimento com o doleiro preso pela Polícia Federal Alberto Youssef. Vargas disse se sentir ;linchado;, ;ofendido; e ;humilhado; pelo Conselho de Ética e alegou não ter tido oportunidade de se defender. Delgado afirmou ter convidado o deputado pelo menos cinco vezes, mas não obteve retorno sequer se compareceria.

Na tentativa de se manter no mandato, ontem, a defesa de Vargas protocolou no Conselho de Ética um pedido de suspeição, que pede o afastamento do relator do caso. O presidente do Conselho, Ricardo Izar (PSD-SP), abriu o microfone para discussões e afirmou que vai decidir sobre a suspeição após o debate com os parlamentares. Para Delgado, ;não há sequer uma vírgula indique que houve suspeição no processo;.

Leia mais notícias em Política

Vargas defendeu-se que ;todos os depoimentos prestados corroboraram que não houve tráfico de influência, improbidade administrativa, peculato, nem mesmo o pagamento do avião ao doleiro Alberto Youssef;, disse o ex-vice-presidente da Câmara. ;As provas feitas até agora são feitas pela relatoria. Esses 30 dias de instrução estão viciados pela falta de acesso aos documentos;, criticou Vargas. Há duas semanas o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, concedeu a Vargas o acesso ao processo.

Neste momento, os deputados colocam suas opiniões em relação ao pedido de afastamento do relator Júlio Delgado. Caso seja iniciada a ordem do dia no plenário Nereu Ramos, a discussão e votação no Conselho de Ética precisa ser interrompida imediatamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação