Politica

Senado aprova PEC que dá regime de urgência aos tratados internacionais

A proposta segue agora para a Câmara. Com a possibilidade do regime de urgência, a mensagem de acordos internacionais poderá trancar a pauta da Casa em que estiver tramitando após 45 dias de sua chegada

postado em 05/08/2014 22:22
O plenário do Senado aprovou hoje (5), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 35/2011, que prevê a possibilidade de acordos internacionais, firmados pelo Brasil, tramitarem em regime de urgência no Congresso Nacional.

Todos os acordos que o governo brasileiro firma na comunidade internacional precisam passar pelo crivo da Câmara e do Senado. Ocorre, porém, que a mensagem presidencial sobre essas matérias chega ao Congresso e tem tramitação normal, e muitas vezes o acordo leva anos para ser aprovado, levando a cobranças internacionais para que as regras acordadas entrem em vigor no Brasil.

Substitutivo


A PEC segue agora para a Câmara dos Deputados. Com a possibilidade do regime de urgência, a mensagem de acordos internacionais poderá trancar a pauta da Casa em que estiver tramitando após 45 dias de sua chegada. Sendo assim, a previsão é de que a matéria em regime de urgência seja aprovada no prazo máximo de 100 dias, sendo 45 para cada Casa do Congresso e mais dez, em caso de alteração pelo Senado, para revisão da Câmara.

Inicialmente, a PEC previa competência privativa ao Senado para apreciar os acordos, excluindo a Câmara do processo de análise. Mas, substitutivo aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) modificou o texto, estabelecendo apenas a possibilidade da urgência constitucional.

Com Agência Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação