política
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Senado aprova PEC que dá regime de urgência aos tratados internacionais A proposta segue agora para a Câmara. Com a possibilidade do regime de urgência, a mensagem de acordos internacionais poderá trancar a pauta da Casa em que estiver tramitando após 45 dias de sua chegada

Correio Braziliense

Publicação: 05/08/2014 22:22 Atualização: 05/08/2014 22:26

O plenário do Senado aprovou hoje (5), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 35/2011, que prevê a possibilidade de acordos internacionais, firmados pelo Brasil, tramitarem em regime de urgência no Congresso Nacional.

Todos os acordos que o governo brasileiro firma na comunidade internacional precisam passar pelo crivo da Câmara e do Senado. Ocorre, porém, que a mensagem presidencial sobre essas matérias chega ao Congresso e tem tramitação normal, e muitas vezes o acordo leva anos para ser aprovado, levando a cobranças internacionais para que as regras acordadas entrem em vigor no Brasil.

Substitutivo


A PEC segue agora para a Câmara dos Deputados. Com a possibilidade do regime de urgência, a mensagem de acordos internacionais poderá trancar a pauta da Casa em que estiver tramitando após 45 dias de sua chegada. Sendo assim, a previsão é de que a matéria em regime de urgência seja aprovada no prazo máximo de 100 dias, sendo 45 para cada Casa do Congresso e mais dez, em caso de alteração pelo Senado, para revisão da Câmara.

Inicialmente, a PEC previa competência privativa ao Senado para apreciar os acordos, excluindo a Câmara do processo de análise. Mas, substitutivo aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) modificou o texto, estabelecendo apenas a possibilidade da urgência constitucional.

Com Agência Brasil

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas