Politica

Aécio Neves promete dar mais poderes ao Ministério da Agricultura

Criação de superministério é plano de tucano para atender às demandas do setor, como infraestrutura e competitividade. O presidenciável também acena com mudanças na posição sobre conflitos agrários

Paulo de Tarso Lyra
postado em 06/08/2014 10:55

Aécio:

Ao receber a palavra durante sabatina na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na manhã desta quarta-feira, o candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) afirmou que, se eleito, vai criar um "superministério da Agricultura". Para ele, a pasta tem que ser independente do Ministério da Fazenda e do Banco do Brasil.

Além disso, Aécio defendeu uma mudança na política de reforma agrária e demarcação de terras indígenas. "Precisamos recuperar a segurança jurídica no campo com clareza e coragem. O governo não pode ficar omisso aos conflitos que existem", disse. Ele mantém a posição em relação aos conflitos em terras indígenas. "A Funai terá peso, mas não será a única voz nesse processo de demarcação", completou.

O presidenciável também aproveitou para tratar de uma das demandas do setor: a competitividade no exterior. "Comércio exterior tem que ser pragmatismo, e não ideologia. É impossível avançarmos na logística quando o ministro dos Transportes e o presidente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) são substituídos em troca de mais 30 segundos de tempo de TV", provocou, citando a saída de Jorge Fraxe do órgão no mês passado e a troca de César Borges por Paulo Sérgio Passos em junho.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação