Politica

Falta de diálogo de Dilma com Congresso aumenta paralisações em votações

Com pauta trancada, congressista é estimulado a permanecer no estado de origem em vez de viajar para Brasília

Naira Trindade
postado em 11/08/2014 06:07
Ideli e líderes: relacionamento turbulento entre governo e Congresso

Uma das razões apontadas por especialistas para justificar o alto índice de faltas sem justificativa dos deputados é a improdutividade nas sessões deliberativas. Sem acordo, a pauta de votações acaba trancada, emperrando a análise de propostas de interesse público. A pauta bloqueada estimula o congressista a permanecer no estado de origem em vez de viajar para Brasília. ;Houve um aumento do número de MPs (medidas provisórias) do governo trancando a pauta durante longo período. Parlamentares vinham para Brasília, não deliberavam e passavam a não vir mais;, ressalta Antônio Queiroz, analista político do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

A pouca capacidade de negociação da presidente Dilma Rousseff com o Congresso teve papel fundamental na paralisação de algumas votações na Câmara. ;Sem acordo para as votações, o governo segurou o quanto pôde a pauta. Em vários temas que não interessavam ao Planalto ; como a criação de municípios, o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e a PEC do Orçamento Impositivo ;, o governo usava MPs para trancar a pauta;, afirma Queiroz.

O cientista político pela Universidade de Brasília João Paulo Peixoto salienta que Dilma tem menos ;tato; com o Congresso do que o antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. ;Inegavelmente, Lula tinha mais paciência, aptidão e gosto pela política do que Dilma. Isso era um fator de motivação para o parlamentar, que sentia prazer de negociar, de estar com o presidente. Não havendo esse clima, a tendência é de um certo desencanto.;



Nesse contexto, as ausências em plenário se multiplicam. ;O aumento de faltas se dá pela dinâmica de votações relevantes. Sem elas, o deputado não comparece. Ou se sente menos compelido a ir ao plenário;, diz o cientista político Murillo de Aragão. ;Outro fato é a realidade de que a participação em plenário não é a única atribuição de um deputado. Muito ocorre nas comissões ou em audiências no Poder Executivo;, completa.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação