Politica

PMDB e Solidariedade lideram entre os partidos com mais faltosos

O PMDB, em número absoluto, e o nanico PMN, proporcionalmente, lideram o ranking da gazeta institucionalizada em Brasília. Parlamento também realiza repasses de verbas para entidades que nem sequer têm site sobre as atividades realizadas

Naira Trindade
postado em 12/08/2014 06:01
Cena comum em tempos de campanha: plenário vazio sem deputados

O Congresso que gasta R$ 8 bilhões por ano, que usa dinheiro público para bancar o ;intercâmbio; de deputados e que está repleto de parlamentares envolvidos em escândalos, mais preocupados com a campanha nos estados do que com a atividade legislativa, é o mesmo das faltas sem justificativa. Levantamento publicado ontem no Correio mostrou o crescente índice de gazeta dos deputados em dias de sessões em duas legislaturas. A seis meses do fim do mandato, já foram computadas 6.063 ausências não justificadas, contra as 5.337 registradas em toda a legislatura passada. Ao todo, são 726 casos a mais sem explicação.

[SAIBAMAIS]Segundo partido com a maior bancada da Câmara ; 79 parlamentares ao todo ;, o PMDB coleciona o título de maior gazeteiro com faltas não justificadas em dias de sessões deliberativas. De 2011 até julho deste ano, foram 1.171 ausências sem as devidas explicações para os 102 deputados do partido que passaram pela Casa. Proporcionalmente, no entanto, a liderança fica com o nanico PMN, com média de 17 ausências por deputado. No PMDB, a média é de 11 faltas por parlamentar.



Antes de completar um ano, o Solidariedade já conquistou o troféu de segundo mais faltoso proporcionalmente. A média por deputado é de 13 ausências sem qualquer justificativa para cada um dos 24 deputados que assumiram uma cadeira na Câmara. Até 31 de julho, foram 1.087 faltas, sendo 313 sem justificativa. Líder da legenda na Câmara, o deputado federal Fernando Francischini (PR) afirmou ter tomado conhecimento da estatística de faltas pela reportagem e avisou que pretende se reunir com os atuais 21 deputados da bancada para debater os problemas que estão causando as ausências.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação