Politica

Eduardo Campos teve trajetória vitoriosa na política; confira perfil

Recentemente, Campos estava percorrendo o país para tornar seu nome mais conhecido entre o eleitorado das regiões Sul e Sudeste

Tércio Amaral
postado em 13/08/2014 17:33
O candidato à Presidência da República e ex-governador de Pernambuco Eduardo Henrique Accioly Campos (PSB), morto no acidente aéreo na manhã desta quarta-feira (13/8), teve uma trajetória vitoriosa na política. Foi deputado estadual e federal por Pernambuco, secretário estadual, ministro do governo Lula e, por duas vezes, governador de Pernambuco, sendo um dos mais bem avaliados da história. Com o currículo, Campos se credenciava como uma das novas lideranças políticas brasileiras para disputar o Palácio do Planalto.

Nas eleições deste ano, Campos tinha Marina Silva como vice na corrida ao Palácio do Planalto

Neto do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes (1916-2005), o socialista aprendeu a fazer política ;em casa;. Nascido em 10 de agosto de 1965, Eduardo vivenciou de perto momentos marcantes da política brasileira ao lado do avô, que foi cassado pelo regime militar (1964-1985) e foi exilado, só voltando ao país em 1979. Eduardo era graduado em economia e filho do escritor Maximiano Campos, já falecido, da ministra do TCU e ex-deputada federal Ana Arraes.

Leia mais notícias em Política

Em 1990, filiou-se ao PSB e conseguiu o seu primeiro mandato como deputado estadual. Quatro anos depois, foi eleito deputado federal. Em 1995 foi nomeado secretário do Governo e, em 1996, ocupou o cargo de secretário da Fazenda durante a gestão do avô. Em 1998, foi reeleito como deputado federal e outra vez em 2002. Em 2004, foi ministro da Ciência e Tecnologia do governo Lula.

[SAIBAMAIS] Dois anos depois, venceu as eleições para o governo de Pernambuco. E foi reeleito em 2010. No dia 4 de abril deste ano, deixou o cargo como o segundo governador mais bem avaliado do país, com 58% de aprovação, segundo pesquisa Ibope divulgada em dezembro de 2013. Nesta eleição, tem uma vice "de peso": Marina Silva (Rede).

Em setembro do ano passado, o ex-governador rompeu politicamente com a gestão da presidente Dilma Rousseff (PT) e partiu para a oposição. O seu partido, o PSB, tinha uma aliança histórica com o PT, participando das eleições e governo do ex-presidente Lula e da presidente Dilma.

Recentemente, Campos estava percorrendo o país para tornar seu nome mais conhecido entre o eleitorado das regiões Sul e Sudeste. Antes do acidente nesta quarta-feira, o candidato foi um dos entrevistados do Jornal Nacional, da Rede Globo, que promove uma sabatina com os presidenciáveis.

O socialista era graduado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele concluiu a faculdade aos 20 anos. Casado com a auditora do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) Renata Campos, deixou cinco filhos. Uma das suas bandeiras políticas era o melhoramento da gestão pública. Em Pernambuco, Campos implantou um sistema de monitoramento das secreterias de governo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação