política
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Eduardo Campos aliava programas sociais e a visão de mercado Assim era o candidato do PSB, um político de esquerda, defensor da área social e ao mesmo tempo alinhado com o o setor privado

Paulo Silva Pinto

Publicação: 14/08/2014 06:04 Atualização:


 (PSB/Divulgação)


Na campanha para subir a rampa do Planalto, Eduardo Campos buscou, em larga medida, ser identificado com o perfil que o ex-aliado Luiz Inácio Lula da Silva construiu no primeiro mandato presidencial: um político de esquerda, defensor de programas sociais e ao mesmo tempo alinhado com o mercado. A estratégia também era um modo de estabelecer diferenças com a presidente Dilma Rousseff, criticada por ter se distanciado do setor privado, em forte contraste com Lula.

Eduardo vinha falando de coisas que soam como música ao ouvido dos empresários: reduzir a meta de inflação para 3% ao ano até 2019; dar independência ao Banco Central, garantindo mandato de três anos ao presidente da instituição; enviar um projeto de reforma tributária ao Congresso Nacional na primeira semana de governo, com propostas para desonerar exportações e investimentos; e promover acordos comerciais para beneficiar a inserção global de produtos brasileiros.

Aos estudantes, Eduardo prometeu passe livre no transporte público. Diante da crítica quanto aos eventuais custos da medida, ele comparou com a despesa de juros do governo: elevar em meio ponto percentual a Selic, taxa básica do Banco Central (BC) custa aos cofres públicos R$ 14 bilhões por ano, de acordo com as contas dele. Permitir que os jovens viajem de graça sairia mais barato, argumentou.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.
Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas