política
  • (2) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Com obstáculos à frente, Marina Silva recebe sinais de lideranças do PSB Vice na chapa de Eduardo, fundadora da Rede tem o apoio de aliados para assumir a candidatura ao Planalto

Paulo de Tarso Lyra - Correio Braziliense

Publicação: 15/08/2014 06:00 Atualização: 15/08/2014 08:53

Marina afirmou aos correligionários mais próximos que o momento é de luto e que a discussão sobre política deve ficar para depois: prazo curto, no entanto, pressiona por uma decisão (Edilson Rodrigues/CB/D.A Press - 4/10/13)
Marina afirmou aos correligionários mais próximos que o momento é de luto e que a discussão sobre política deve ficar para depois: prazo curto, no entanto, pressiona por uma decisão

 

Apesar de, em nota oficial, o PSB afirmar que só tomará a decisão sobre a sucessão na chapa presidencial após o enterro de Eduardo Campos, aliados da legenda e o advogado Antonio Campos reforçam a pressão para que a atual vice, Marina Silva, seja escolhida como a candidata oficial da coligação ao Palácio do Planalto, embora saibam que, para isso, ela precise superar uma série de dificuldades e empecilhos com o PSB e os aliados.

Depois de conversar reservadamente com lideranças partidárias, Antonio Campos, irmão de Eduardo, resolveu mandar uma carta à direção partidária. “Marina vai agregar valor à chapa presidencial e ao debate no Brasil. Se meu irmão chamou Marina para ser sua vice, com essa atitude ele externou sua vontade”, disse Tonca, como é conhecido. “Eduardo morreu na busca de um caminho para melhorar a nação. Marina Silva tem essa capacidade de empunhar uma luta que debata os caminhos do Brasil e crie caminhos para melhorar este país”.

Leia mais notícias em Política

A cúpula do PSB reuniu-se ontem em São Paulo. O novo presidente da legenda, Roberto Amaral, afirmou que caberá a ele decidir quando o processo sucessório será feito. Em nota, Amaral afirmou que “o Partido Socialista Brasileiro (PSB) está de luto pela trágica morte de seu presidente nacional, Eduardo Henrique Accioly Campos, ocorrida em 13 de agosto de 2014. Recolhe-se, neste momento, irmanado com os sentimentos dos seus militantes e da sociedade brasileira, cuidando tão somente das homenagens devidas ao líder que partiu. A direção do PSB tomará, quando julgar oportuno, e ao seu exclusivo critério, as decisões pertinentes à condução do processo político-eleitoral”.

Amaral, contudo, é visto com desconfiança por setores da Rede Sustentabilidade, que enxergam nele alguém perigosamente próximo do PT. Em um passado recente, ele criticou o partido que Marina tentava criar e nunca escondeu um desejo de que a aliança com Dilma Rousseff fosse mantida, mesma opinião que levou à saída dos irmãos Ciro e Cid Gomes do PSB. Ontem, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou falar por duas vezes com Amaral, sem sucesso.

Na sede do instituto que leva seu nome, Lula confirmou que também pretende falar com Marina. Mas a intenção seria, apenas, expressar o pesar pela tragédia atual. “Obviamente que mudou a conjuntura política e eu não sei qual o tamanho do impacto. Não vamos tentar antecipar os fatos. Vamos esperar enterrar o companheiro Eduardo e os companheiros que estavam com ele e aí depois nós voltamos a falar de política”, disse o ex-presidente.



A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Esta matéria tem: (2) comentários

Autor: José Oliveira Martins
Caso tenha um norte definido e siga em frente aconteça o que acontecer, com certeza, é o melhor candidato (a). | Denuncie |

Autor: filomena rocha
Masrina parece ser a mais honesta dos candidatos, todavia, precisa ser resoluta e nao abando nar o trem antes de parada final como fez com as funcoes que exerceu no governo Lula. Acho que ela e' a melhor candidata apesar dessa fraqueza dela. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas