Politica

PSB impõe restrições e quer que Marina deixe de lado discurso da Rede

Partido quer manter os acordos regionais e os palanques políticos acertados por Eduardo Campos

postado em 16/08/2014 07:00
Marina: duas entidades ligadas ao agronegócio deram ontem um voto de confiança à atual vice na chapa do PSB ao Planalto

São Paulo e Brasília ; A cúpula do PSB praticamente definiu o nome de Marina Silva como cabeça de chapa na corrida presidencial. Mas quer garantir que a ex-ministra do Meio Ambiente, além de manter os acordos regionais e os palanques políticos acertados por Eduardo Campos, ;abrace o PSB; neste momento e não fale sobre a Rede Sustentabilidade.

O deputado federal Beto Albuquerque (RS), nome forte na disputa da vaga de vice da chapa, colocou o posicionamento dos socialistas de forma clara, em visita, na última quinta-feira, à ex-senadora. ;Eu disse a ela que, neste momento, ela precisa abraçar o PSB, um partido ferido com a perda de Eduardo Campos;, afirmou. Marina ainda está muito abalada com a morte do ex-governador de Pernambuco, mas não teria se oposto à orientação. O que os socialistas procuram garantir é que, em uma eventual vitória na disputa presidencial, Marina não deixe a legenda para migrar para a Rede, partido que ela luta para criar.

Um aliado do ex-governador disse que a ideia é fazer uma espécie de carta aberta ao povo brasileiro, na qual Marina se comprometeria com o PSB e com o conteúdo programático acertado pela coligação. Não se colocou a Marina um impedimento à criação da Rede, mas os socialistas entendem que não é o momento de tratar do assunto.

A carta funcionaria, guardadas as devidas proporções, como a carta ao Povo Brasileiro elaborada pelo PT e por Lula em 2002 assegurando que não romperia os contratos firmados nem provocaria alterações na política econômica. Agora, a carta de Marina daria tranquilidade aos aliados e eleitores de Campos de que os rumos traçados anteriormente serão mantidos. A ideia é buscar uma forma suave de anunciar esse ;abraço; ao PSB, sem deixar nem Marina nem os socialistas em uma saia justa.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação