Politica

Campanhas suspensas em cidade que teve 99% de votos para Campos, em 2010

Em respeito à morte do socialista, todos os cartazes foram removidos das ruas de Granito (PE)

Diário de Pernambuco
postado em 17/08/2014 15:05
Em 2010, só 34 dos 3.429 eleitores de Granito (PE) não votaram em Campos
Granito (PE) ; Dois dias após a morte do presidenciável Eduardo Campos (PSB), o pequeno município de Granito (PE), encravado entre as serras do Sertão do Araripe, ainda vivia o seu luto particular. O prefeito da cidade, Antônio de Zuíta (PDT), decretou ponto facultativo na quinta e na sexta-feira. A cidade, de pouco mais de 7 mil habitantes, é o reduto em que Eduardo conseguiu a maior votação proporcional em 2010, quando foi reeleito governador de Pernambuco: de um universo de 3.429 eleitores, apenas 34, o equivalente a 1%, não votaram no socialista.

[SAIBAMAIS]Ninguém no centro de Granito sabe dizer quem são as 34 pessoas que optaram por Jarbas Vasconcelos (PMDB), Sérgio Xavier (PV) e Edílson Silva (PSol) na última eleição. ;Tem certeza que realmente alguém votou em outro candidato aqui?;, questiona o secretário de Transportes da cidade, Francisco Avelar. ;Rapaz, eu não conheço ninguém que não votou em Eduardo em 2010;, emenda o motorista Edilson dos Santos.

Na manhã de sexta-feira, as lembranças do político se misturavam à consternação entre aqueles que se dispuseram a sair de casa. Em respeito à morte do socialista, todos os cartazes de campanha foram removidos. ;Foi uma perda muito triste. Antes da eleição dele, em 2006, Granito praticamente era um local abandonado no meio do nada. Depois que Eduardo se elegeu, ele veio à cidade e prometeu que o desenvolvimento chegaria;, diz Edilson dos Santos.

Essa passagem a que se refere o morador da cidade remonta a 2007, pouco após Eduardo se eleger governador pela primeira vez. Na época, o PT gozava de grande influência em Granito pela popularidade do então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. Mas, com a derrota de Humberto Costa (PT) no pleito estadual, Eduardo acabou angariando esses eleitores, que nunca mais deixaram de apoiá-lo.

Após a vitória, os investimentos começaram a chegar. Ainda na administração do prefeito Ronaldo Sampaio (PMDB), entre 2009 e 2012, o governo do estado asfaltou um trecho de 23 quilômetros de rodovia que liga Granito ao distrito de Timorante, em Exu, onde passa a BR-122. Posteriormente, construiu duas academias, duas pontes que levam às cidades de Serrita e Moreilândia, e uma escola de referência. Atualmente, um centro cultural, avaliado em mais de R$ 1 milhão, está sendo finalizado e deverá ser entregue em poucos meses à população.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação