Politica

Dilma tem 36%, Marina, 21%, e Aécio, 20%, diz pesquisa Datafolha

postado em 18/08/2014 07:57
A pesquisa sobre as intenções de voto para presidente da República, feita pelo Datafolha para o jornal ;Folha de S. Paulo;, mostra a presidente Dilma Rousseff (PT) com 36%, seguida de Marina Silva (PSB), com 21%, e Aécio Neves (PSDB), com 20%. Divulgada nesta segunda-feira (18/8), esta é a primeira pesquisa que inclui um cenário em que a ex-senadora Marina Silva é o possível nome do PSB no lugar do ex-governador Eduardo Campos. O PSB ainda não definiu se ela será a candidata substituta, mas lideranças já apontam a decisão como certa.

Se a eleição fosse hoje, a pesquisa indica que haveria segundo turno: Dilma teria 36% contra 46% da soma dos demais candidatos. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 36% contra 36% dos demais, o que indicava uma incerteza sobre a necessidade de decisão em segundo turno. O percentual de entrevistados que disseram não saber em quem votar ou que não responderam foi de 9%, contra 14% em julho. Brancos e nulos são 8%, contra 13% no mês anterior.



Marina larga também em situação de empate técnico com Dilma na simulação de segundo turno: Marina com 47% e Dilma com 43%. No cenário entre Dilma e Aécio, a petista tem 47%, e o tucano, 39%. O Datafolha não pesquisou cenário entre Marina e Aécio.

O Datafolha ouviu 2.843 eleitores em 176 municípios nos dias 14 e 15 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação