Politica

Família de Eduardo Campos se une para enfrentar a dor da perda

Ao lado um do outro durante todo o funeral, a viúva Renata Campos e os cinco filhos de Eduardo recebem a solidariedade de amigos e políticos

postado em 18/08/2014 11:02
Recife ; A família Campos sai dessa tragédia como sinônimo de força, expressa na figura de Renata Campos, mãe dos cinco filhos do ex-governador de Pernambuco: Maria Eduarda, 22 anos; João, 20; Pedro, 18; José, 9; e Miguel, 7 meses. Hoje, ao completar 47 anos ; o primeiro aniversário sem a presença física do marido nos últimos 34 ;, ela assumirá outro posto, além de suporte dos filhos: o de líder política do PSB no estado.
A liderança não vem por acaso e nem por imposição. Nos últimos dias, foram as palavras da viúva e seus gestos que conquistaram o povo de seu estado ao ponto de, durante o velório, soarem palavras de ordem do tipo, ;ei, Renata, nós oramos por você!”. Três ações marcaram: a primeira foi abrir a porta de sua casa a todos os amigos e aliados de Eduardo desde a fatídica quarta-feira, quando eles começaram a chegar. A segunda, a de só aceitar receber os restos mortais de seu marido quando todos os corpos das vítimas fossem liberados.

Por último, a marcação do trajeto do cortejo que saiu da Base Aérea até o Palácio das Campo das Princesas. Em vez de seguir por Boa Viagem, bairro de alto poder aquisitivo da capital pernambucana, ela determinou que seguisse pela Avenida Norte, que corta regiões mais populares. ;Ele sempre valorizou a figura da mulher, em especial a que estava ao lado dele;, dizia Renata aos amigos. ;E a mensagem dele ficou. Dudu teria menos de dois minutos na tevê. Agora, sua mensagem explodiu para todo o Brasil;, dizia a viúva, na última quinta-feira, quando ainda, em casa, esperava a chegada do corpo. Ao lado dos filhos, ela escolheu as músicas que tocariam na missa de corpo presente.

[SAIBAMAIS]

Renata só saiu de casa na noite de sábado, para receber o corpo do marido na Base Aérea. Todos os filhos a acompanharam, inclusive o pequeno Miguel. De lá, seguiram para o Palácio do Campo das Princesas. Ela foi dormir por volta das 5h, depois que Marina Silva havia saído, numa área preparada especialmente para a família passar a noite no palácio. Foi na sala reservada para o desjejum que Renata recebeu o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o primeiro a chegar para o velório. Ele ficou 20 minutos com a família. ;Ela me surpreendeu. Está muito forte e consolando todo mundo;, disse o deputado.

Na parte da tarde, depois que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente Dilma e Aécio Neves e demais autoridades saíram, Renata subiu para amamentar o pequeno Miguel. Ali, recolhida entre seus familiares, falou da beleza da missa e lembrou as músicas, em especial, Vem, eu mostrarei, de Valdeci Farias, que embala celebrações religiosas pelo Brasil afora. ;Vem, que a terra espera quem possa e queira realizar/Com amor, a construção de um mundo novo muito melhor!”

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação