Politica

Na TV, Aécio aponta falta de confiança no governo; Dilma ataca pessimistas

PSDB e PT duelam discursos na estreia do programa eleitoral. Enquanto tucanos atacam a política econômica do governo, petistas prometem novo ciclo de desenvolvimento

Ivan Iunes
postado em 19/08/2014 13:57

Com o programa do PSB dedicado a homenagear o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, PSDB e PT capitalizaram os discursos na estréia do horário eleitoral nesta terça-feira. Enquanto o tucano aproveitou os 4 minutos e 35 segundos a que tinha direito para apontar a falta de ;confiança; que atinge o governo petista, a presidente utilizou 11 minutos e 24 segundos para prometer, em tom emocional, um novo ciclo de desenvolvimento no país.

O candidato do PSDB iniciou seu programa eleitoral com um discurso em homenagem a Campos. Depois, Aécio Neves citou transformações do país nas últimas décadas, fruto de diversos governos, mas afirmou que o mundo perdeu a confiança na capacidade do atual governo de conduzir o país a novas transformações. "O país está pior nos últimos quatro anos. O Brasil que vinha bem, que vinha avançando, perdeu o rumo. Mas é importante que fique claro: o problema não é o Brasil. É a forma que o Brasil vem sendo governado" e ainda pediu: ;O Brasil pode mudar para melhorar;.

Enquanto o tucano discursava, imagens mostravam pessoas de diversas partes do país assistindo à propaganda. O ex-governador de Minas Gerais apontou ainda que pretende implementar um projeto de país e não de poder ; em clara referência ao PT.

[SAIBAMAIS]

Em tom emocional, a propaganda petista buscou apresentar Dilma Rousseff em seu cotidiano, no Palácio da Alvorada, cozinhando e brincando com o cachorro, um labrador. A presidente passou a listar as transformações do país e pontos altos de sua gestão, como a criação de escolas técnicas e universidades. A petista ainda apostou nos três programas que devem ser o tripé de sua campanha: Pronatec, Mais Médicos e Ciências sem Fronteiras. No campo da economia, Dilma prometeu um novo ;ciclo de desenvolvimento; e classificou os críticos como ;pessimistas;.

Em discurso, Lula disse que Dilma faria um segundo mandato melhor do que o primeiro e, como garantia disso, apontou a própria experiência. "Meu segundo mandato foi melhor que o primeiro. Com Dilma, tenho certeza que vai ser assim. A Dilma está vencendo a pior crise da economia mundial sem cortar emprego, sem cortar salário. A Dilma está com muito mais energia para tocar para a frente"

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação