política
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Presidenciáveis miram os 12 milhões de eleitores indecisos nas eleições Desencanto com a política, discursos muito semelhantes entre os candidatos e palanques locais confusos podem explicar os cerca de 12 milhões de eleitores que ainda não sabem em quem votar e que estão na mira dos presidenciáveis

Renata Mariz

Publicação: 24/08/2014 08:00 Atualização:

São 12 milhões de pessoas que, juntas, em uma corrida à Presidência da República cada vez mais acirrada, podem decidir a eleição. Elas formam o bloco dos indecisos, segundo as pesquisas eleitorais mais recentes, lançadas antes da estreia dos programas dos candidatos em rádio e tevê. É gente que não quer anular ou votar em branco, mas que não se sente representada ainda por nenhum dos aspirantes ao Planalto. Um contigente de 9% de eleitores para quem os esforços de campanha estarão voltados até 5 de outubro, dia de ir às urnas.

A indecisão no pleito atual está no mesmo patamar que na eleição presidencial passada, em 2010, e maior que na disputa de 2006, quando havia 7% de indecisos na primeira quinzena de agosto. Desencanto com a política, discursos muito semelhantes por parte dos candidatos e palanques locais que serviam de orientação para o voto de presidente hoje rachados são alguns dos fatores que explicam o nível de indecisos beirando os 10%.

Leia mais notícias em Política

Sociólogo, cientista político e professor de marketing político da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rodrigo Mendes explica que há dois perfis preponderantes dentro do universo dos indecisos. “Os que se manterão completamente alheios e muito provavelmente acabarão anulando o voto e os que resolverão de última hora”, diz. Decifrar esse último grupo é a tarefa dos analistas de cada campanha presidencial.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

PUBLICIDADE

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas