Politica

"Marina queria partido à sua imagem e semelhança", critica Eduardo Jorge

Candidato do PV foi o primeiro a participar de série de entrevistas de rádio

Jacqueline Saraiva
postado em 26/08/2014 08:25
O candidato do Partido Verde (PV) à Presidência da República, Eduardo Jorge, admitiu que a separação de Marina Silva da sigla foi uma divisão que só ;enfraqueceu a questão ambiental no país;. Em entrevista, nesta manhã de terça-feira (26/8), ele abre a série de entrevistas feitas pela rádio CBN.

Desenvolvimento sustentável é a principal bandeira de Eduardo Jorge, candidato do PV à presidênciaSegundo o presidenciável, o que favoreceu a saída da atual candidata do PSB do Partido Verde é o fato de que ela parecia querer agir sozinha. ;Marina é uma moça maravilhosa, mas havia uma vontade de que houvesse mais um partido à sua imagem e semelhança;, criticou. Eduardo Jorge ressaltou o prestígio pessoal da ex-senadora, mas que a estrutura política é frágil. ;Tanto é que ela sequer conseguiu organizar um partido próprio;.



O prejuízo maior para a força ambiental no Brasil, segundo Eduardo Jorge, é não ter uma política estruturada, como é na Alemanha, por exemplo, onde há um diálogo maior da sustentabilidade com a política. ;Essa é uma das minhas maiores missões à frente do cargo;. O tema é a principal bandeira da sigla na corrida pela presidência. Eduardo Jorge afirmou que a candidatura dele é uma forma de relançar teses tradicionais do PV no país inteiro, menos focado em Brasília e mais no Brasil. ;O que vai implicar inclusive na reforma dos partidos;, alertou.

Polêmicas

Na entrevista ele também respondeu questões sobre questões polêmicas. Segundo ele, a ideia do PV é que o país tenha leis que tratem o aborto de uma forma mais humana, para evitar a morte de centenas de mulheres, que optam pela clandestinidade para interromper uma gravidez. Sobre a legalização da maconha, o candidato classificou como ;burras; as convenções, como a da Organização das Nações Unidas (ONU), que só facilitaram o avanço da dependência no mundo todo.

Para ele, a situação atual de criminalidade é resultado de um fracasso de uma política, que prometeu erradicar o avanço de drogas psicoativas no mundo, mas que falhou. ;A política do PV é por uma política mais inteligente para diminuir os prejuízos que as drogas psicoativas provocam, como é o caso da maconha. (...) Não se pode continuar num modelo que não serve;, finalizou.

[SAIBAMAIS]Perfil

O ex-deputado federal Eduardo Jorge concorre à Presidência da República pela primeira vez. A atual vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, também do PV, complementa a chapa como vice. Médico sanitarista, 64 anos, ele nasceu em Salvador e passou a infância e a juventude em João Pessoa. Foi deputado estadual de 1983 a 1986, deputado federal nas legislaturas de 1987 e 2003 e secretário municipal da Saúde e do Meio Ambiente de São Paulo. É um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) em 1980, do qual se desfiliou em 2003 quando entrou no PV.

Programa de governo

O Partido Verde tem como principal bandeira o desenvolvimento sustentável. As propostas de governo incluem o fortalecimento das matrizes energéticas limpas, como a solar, a eólica e a biomassa, e a superação da pobreza por meio de políticas de sustentabilidade. Prevê reforma política com a diminuição do número de parlamentares em nível federal, o fim das verbas de gabinete e de frotas de carros oficiais. Também propõe a extinção do Senado e a redução de 25% em cada bancada dos estados na Câmara. A candidatura de Eduardo Jorge no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi feita em 3 de julho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação