política
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Conselho de Ética definirá relator de processo contra Rodrigo Bethlem Expectativa é que a escolha saia na próxima semana. O deputado é acusado de desvio de dinheiro de convênios da prefeitura do Rio de Janeiro e já responde a Sindicância da Corregedoria Geral da Casa

Naira Trindade

Publicação: 26/08/2014 14:30 Atualização:


 (Alexandra Martins/Câmara dos Deputados)


O Conselho de Ética da Câmara se prepara para escolher, na próxima semana, o relator do processo de quebra de decoro contra o deputado federal Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ). No último dia 5, a Mesa Diretora havia acatado o pedido de investigação elaborado pelo PSol e encaminhou ao Conselho.

Porém, a pedido do presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), a Mesa Diretora só autorizou agora a publicação do processo no Diário Oficial da Câmara. Alves tinha esperança que Bethlem renunciasse ao mandato antes da abertura do processo de cassação.

A partir de agora, se o deputado renunciar ao cargo para tentar fugir da cassação, ficará inelegível por oito anos. Bethlem é acusado de envolvimento de um suposto esquema de desvio de dinheiro de convênios da Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro, quando era secretário. Além disso, teria deixado de declarar à Justiça Eleitoral uma conta bancária na Suíça.

Na reunião marcada para a terça-feira, em meio ao esforço concentrado, os deputados farão o sorteio do relator, que não pode ser do mesmo estado ou partido do deputado. O presidente Ricardo Izar (PSD-SP) vai escolher um dos membros dispostos numa lista tríplice a ser definida na reunião do Conselho.Caberá ao relator apresentar um relatório preliminar, sobre a investigação a ser feita. Durante a apuração, Bethlem terá oportunidade de se defender.

Rodrigo Bethlem é candidato ao terceiro mandato de deputado federal pelo Rio de Janeiro e nega as acusações.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

PUBLICIDADE

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas