política
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Esquema de segurança da Copa será permanente, promete Dilma Em coletiva, presidente promete enviar PEC ao Congresso tornando esquema de segurança permanente. Objetivo é construir centros de comando em todas as capitais dentro de um ano

Andre Shalders - Correio Braziliense

Publicação: 27/08/2014 19:52 Atualização: 27/08/2014 20:53

A presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) anunciou, no começo da noite de hoje (27), em coletiva no Palácio da Alvorada, que pretende tornar permanente o esquema de segurança montado para a Copa do Mundo.

Segundo Dilma, o objetivo é construir Centros de Comando e Controle (CCCs), como os montados nas cidades sedes do Mundial de futebol, nas capitais das 27 unidades da Federação.

Para viabilizar o plano, a presidente anunciou que enviará ao Congresso, "nas próximas semanas", uma proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre o tema. Ela deu prazo de um ano para a montagem da estrutura.

Leia mais notícias em Política

"No passado, uma forma de a União se esquivar disso era dizer que não tinha nada a ver com o tema (da segurança pública). Nós não acreditamos nisso. Achamos que a União tem que ter participação (...) Nós queremos nos responsabilizar pelas ações a nível nacional", disse Dilma.

Ela disse que a proposta não invade a autonomia dos estados. Pela Constituição Federal de 1988, as ações de segurança pública são responsabilidade dos Executivos estaduais. A mudança constitucional seria necessária para garantir a participação das Forças Armadas em caráter permanente nos CCCs.

"O balanço (da experiência na Copa) é extremamente positivo. Por conta disso, nós acreditamos que é impossível que o Brasil continue tendo essa situação de fragmentação. É ruim, porque você não aproveita a experiência de cada um, as ações de inteligência ficam restritas. A união não pode mais ficar sem uma presença nessa área", justificou.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

:: Publicidade

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas